A água é um bem precioso imprescindível a qualquer ser humano, sendo necessária à nossa sobrevivência. Ela desempenha função vitais à manutenção da vida, participando na maioria dos processos fisiológicos tais como1:
- Controlo da temperatura corporal
- Regulação do apetite e controlo de peso
- Transporte de nutrientes e oxigénio para as células
- Ajuda na limpeza do organismo, eliminando substância tóxicas
- Proteção de órgãos e tecidos, tendo a água um papel funcional a nível hepático e renal
- Lubrificação das articulações
Sintomas como cansaço físico e mental, alterações visuais, obstipação, dores de cabeça, náuseas e vómitos que por vezes sentimos, devem alertar-nos para a necessidade de repormos água1,2.
Para quem tem como ponto fraco beber pouca água, aqui ficam algumas dicas para aumentar a ingestão de água ao longo do dia:
- Em casa, beba logo um copo de água de manhã, ao acordar, e faça por tornar isto um hábito!
- Tenha sempre consigo uma garrafa de água enquanto trabalha, descansa, quando vai para as caminhadas ou para o ginásio
- Durante as refeições, escolha a água como bebida de eleição, em detrimento de refrigerantes, sumos, ou outras bebidas
- Se achar que a água tem um sabor demasiado neutro aromatize-a, por exemplo, juntando-lhe gotas ou rodelas de limão, laranja, ou especiarias/ervas aromáticas como um pau de canela, hortelã, manjericão… sem adicionar açúcar!
- Nos dias mais frios, opte por chás e infusões não açucarados, conferindo-lhe conforto e ao mesmo tempo um sabor diferente
- Privilegie alimentos ricos em água como frutas e hortícolas e as saladas (sabia que assim também está a ingerir água?)
- Inicie as suas refeições com uma deliciosa sopa, é outra forma de hidratação!
- Se pertence ao grupo dos mais esquecidos, estabeleça horários fixos para beber água e use alarmes no seu telemóvel para ajudá-lo a lembrar-se disso!
- Pense na forma mais prática para si, se é ter uma garrafa pequena e ir enchendo várias vezes ao dia ou se é preferível utilizar uma garrafa grande (por exemplo de 1,5L)
- Não beba água apenas quando sente sede (isso já é sinal de desidratação!). Vá-se hidratando ao longo do dia, especialmente no caso dos idosos, que têm menor perceção de sede e consequente ingestão hídrica insuficiente
Experimente e vai ver que não é assim tão difícil! A água é boa em todas as suas formas e em todos os momentos, veja mais aqui:
Deixamos-lhe também algumas receitas de chás e infusões:
Referências bibliográficas:
- Associação Portuguesa dos Nutricionistas. A importância da hidratação. 2012
- Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Ebook- Águas: Da captação ao consumo. no55. 2020. p. 1–51.
Catarina Li
Nutricionista Estagiária Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3257NE