Sopas: um mundo por explorar

Dollarphotoclub 101595419 web | Auchan&Eu

Desde sempre que a sopa teve um lugar de destaque dentro da cultura portuguesa. Não me lembro, em nenhuma altura da minha vida e da vida dos que me rodeiam, de começar uma refeição sem um belo prato de sopa. É algo tão natural em nós que já nem questionamos se queremos uma sopa ou não. Comemo-la e pronto.

Este culto, de tal maneira impregnado nas nossas rotinas, tornou-se sem querer um tanto ou quanto monótono. A sopa acabou por assumir um papel de acessório básico da nossa refeição, sendo, na maior parte das casas, confecionada da mesma forma, com os mesmos ingredientes, este prato que pode ser muito mais do que uma simples entrada ou “forra estômago”.

Confesso que eu própria achava que uma sopa era apenas um agregado de legumes cozidos em água salgada, triturados ou cortados em pequenos pedaços. Estava enganada, e foi disso que me apercebi quando comecei a pesquisar para o meu último livro.

Uma sopa podia ser muito mais do que isso.
Ela pode ser uma experiência de sabores, uma junção de aromas e especiarias que nos permitem viajar para um determinado país.
Ela pode ser uma iguaria e tornar-se inclusive numa refeição principal!

O segredo disto tudo é não ter medo de experimentar novos ingredientes ou até mesmo juntar aqueles que conhecemos de uma forma diferente. Aquilo que se consegue fazer numa só panela com os ingredientes certos pode transformar-se num autêntico bálsamo para o corpo e para a alma! A água, importante na hidratação do nosso corpo, os nutrientes, essenciais no bom funcionamento das nossas capacidades físicas e psicológicas e o próprio sabor, importante nem que seja para nos sentirmos satisfeitos e aconchegados!

O tempo de confecção, esse pode continuar sempre a ser rápido e eficiente para nos dedicarmos a outros afazeres…e a nossa saúde vai com toda a certeza agradecer!

Samanta McMurray, blogger e autora do livro “Sopas com Segredos”.

Veja aqui a entrevista da Samanta McMurray.

Encontre aqui ótimas receitas de sopas saudáveis e deliciosas.