A primavera é uma estação ideal para começar as brincadeiras ao ar livre. Tomando as devidas precauções, no jardim, no terraço ou na varanda, o bebé vai adorar explorar os elementos neste período.
Se quiser aproveitar os elementos naturais da chegada da Primavera pode tentar algumas aventuras ao ar livre:
- Jogo do “cheira e descobre”
Estimula o olfato ligado à memória e ao bem-estar emocional. Desenvolve a atenção e o reconhecimento de estímulos sensoriais.
- Coloque pequenas saquetas de pano com diferentes flores (alfazema, camomila, flor de laranjeira).
- Aproxime uma saqueta do nariz do bebé e deixa-o reagir ao cheiro.
- Nomeia o cheiro em voz suave e observa as expressões dele.
- Pintura com flores
Estimula a criatividade e a motricidade fina. Permite uma experiência tátil e visual rica.
- Use flores como pincéis, mergulhando-as em tinta à base de água.
- Deixa o bebé “carimbar” e espalhar cores numa folha grande.
- Chuva de Pétalas
Melhora os reflexos e a coordenação mão-olho. Proporciona uma experiência relaxante e divertida.
- Apanhe pétalas de flores frescas ou secas.
- Deixa-as cair suavemente sobre o bebé como uma “chuva de pétalas”.
- Observe as reações e incentive o bebé a tocar e apanhar as pétalas.
- Histórias e rimas floridas
Estimula a linguagem e a imaginação. Reforça o vínculo entre o bebé e o cuidador.
- Crie pequenas histórias ou cânticos com flores. Atribua uma personalidade humana a cada flor.
- Associe cheiros a cada personagem para reforçar a memória olfativa.
- Leia ou cante com entoação suave para captar a atenção do bebé.
Descubra aqui mais algumas ideias:
- Pintar com água colorida: num alguidar coloque água com um corante natural que não seja nocivo para a criança (ex: groselha) e deixe-a mergulhar as mãos e depois deixar a sua marca sobre o papel.
- Caça ao tesouro: pode colocar num alguidar alguns brinquedos para o bebé explorar. Em vez da água pode usar um recipiente cheio de feijão seco ou grão e esconder os objetos no interior. Todas estas brincadeiras implicam supervisão permanente para não haver risco do bebé levar à boca as peças pequeninas.
- Construa um refletor do sol: com peças transparentes (podem ser contas transparentes, papel colorido transparente), faça uma colagem e pendure como se fosse um móbil. Também pode colar num vidro em contraluz. Brinque com a luz e as sombras coloridas que se formam numa parede branca por exemplo.
- Esparguete colorido: use corantes alimentares e faça esparguete de várias cores. Depois estimule a manipulação e a aprendizagem das cores.
- Bolas de sabão: uma brincadeira simples e revivalista que é sempre uma festa! Simples de fazer com detergente da loiça e um aro de metal ou plástico.