A chegada da Primavera traz o bom tempo mas também o aumento da intensidade do sol. Os raios UV ou ultravioleta (raios transmitidos através do sol) são agressivos para a pele do bebé e implicam alguns cuidados. Se a pele for muito clara os cuidados devem ser redobrados.
O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem informação muito completa sobre os cuidados a ter para prevenir efeitos nocivos da exposição ao sol bem como uma leitura diária da intensidade dos raios UV, em função da localidade e da hora, que pode consultar online: https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade.hora/
O que podemos fazer para proteger o bebé
- Consultar o nível de raios UV e passear apenas em períodos com menor intensidade solar
- Proteger o bebé com roupa leve mas que pode proteger a pele do sol
- Usar SEMPRE chapéu
- Privilegiar espaços com sombra
- Usar protetor solar
- Proteger os olhos com uns óculos apropriados com filtros de proteção UV
Como escolher o protetor solar?
Escolher um protetor solar contendo filtros de UVA e UVB e com fator de proteção igual ou superior a 30, de preferência em textura de creme ou leite para assegurar que que fica bem espalhado e que cobre a superfície total da pele exposta.
É importante a consulta da embalagem para avaliar a duração da proteção. Muitos cremes têm de ser reforçados de 2 em 2 horas. No entanto não constituem uma barreira a 100%, por isso é importante ir vigiando as reações da pele do bebé.