Combinar chá e especiarias pode traduzir-se numa nova e peculiar forma de se hidratar. Se a hidratação ao longo do dia é para si uma dificuldade, por não apreciar o sabor da água por si só, então experimente fazer o seu chá no dia anterior e colocá-lo numa garrafa de vidro que leva consigo no dia seguinte. Deixamos-lhe de seguida uma sugestão.
Ingredientes:
1 saquinho de chá branco;
uma mão cheia de grão de pimenta rosa;
rodelas de lima;
1 litro de água.
Preparação:
Faça uma infusão de chá branco entre 4 a 8 minutos (sem deixar a água ferver) juntamente com a pimenta (a pimenta rosa não é exatamente uma pimenta, é fruto da aroeira). O sabor é suave, levemente adocicado e pouco picante. Deixe arrefecer e junte as rodelas de lima. Acrescente gelo picado a gosto.
Todas as variantes de chá – preto, vermelho (Oolong), verde e branco – advêm da mesma planta “Camellia Sinensis”. A grande diferença entre elas é o seu grau decrescente de fermentação desde a apanha até ao embalamento. Este grau de fermentação impacta no teor de teína (a “cafeína” do chá) e no teor em polifenóis (um tipo de antioxidantes): quanto menor fermentação menor teor de teína e maior de polifenóis e vice versa. Neste sentido, o chá branco e o chá verde são chás com maior teor de polifenóis e menor de cafeína. Por outro lado, a fermentação do chá consegue simultaneamente produzir outros compostos antioxidantes, os flavenóides, pelo que qualquer escolha de chá aportará compostos antioxidantes ao organismo.
Equipa de nutricionistas Auchan