Alimentação saudável e atividade física = Crianças mais saudáveis

AE VS criancas mais saudaveis final | Auchan&Eu

A infância é a fase em que se adquirem grande parte das preferências alimentares, e se tem o primeiro contacto com a comunidade e com o meio educacional1.

Uma boa intervenção, direcionada para a prevenção do excesso de peso e obesidade, nesta fase, é essencial e requer uma combinação de várias vertentes.

Tanto de base familiar, como escolar, que incluam a promoção da atividade física, a educação nutricional, aconselhamento comportamental e a capacitação dos pais2. Destaca-se principalmente o papel dos pais, que têm uma posição fundamental na educação dos filhos, na ligação que estes estabelecem com os alimentos, na prática e frequência das refeições1,3.

No que respeita à alimentação, as intervenções, nas quais os pais são envolvidos, têm demonstrado, de uma forma geral, ser mais bem-sucedidas do que aquelas em que tal não acontece. Especialmente quando estas intervenções são direccionadas a crianças em idade pré-escolar e primária, em que se dá a aquisição de hábitos e modelação de comportamentos3,4,5.

Por outro lado, aliada a bons hábitos alimentares também é importante existir uma prática regular de atividade física, para manter um peso saudável.

Hoje em dia são cada vez mais as crianças que optam por atividades mais sedentárias o que, para além de não favorecer o seu crescimento, também pode ser uma das causas para o desenvolvimento de excesso de peso ou obesidade1.

Posto isto, propomos um conjunto de dicas e sugestões para os pais/educadores de forma a promover um estilo de vida saudável1,2,6,7:

  • Envolva as crianças na preparação e confeção dos alimentos: este é o momento ideal para adquirir conhecimentos alimentares e nutricionais e enraizar nelas hábitos alimentos saudáveis. Para além disto, traz outros benefícios. Mas faça-o em segurança
  • Ative o “curiosómetro” das crianças, mostrando as diferentes cores, sabores e texturas dos alimentos
  • Aposte na apresentação das refeições, tornando-as mais dinâmicas e apelativas e tente sempre inovar/reiventar receitas. Veja algumas sugestões
  • Forneça um pequeno-almoço saudável diariamente, de modo a começar cada dia cheio de energia e vitalidade. Saiba como preparar um pequeno-almoço saudável
  • Prepare lanches escolares equilibrados e diversificados, incluindo uma fonte proteica (ex: um iogurte), uma fonte de hidratos de carbono (ex: pão de mistura/integral) e uma peça de fruta (ex: uma maçã). Conheça algumas sugestões de lanches para as crianças
  • Promova a ingestão regular de frutas e legumes, diminuindo a disponibilidade de alimentos energeticamente densos, ricos em gordura e açúcares (ex: bolos, chocolates e outros doces ou salgados)
  • Ofereça porções adequadas de alimentos: é mais importante que as crianças comam de forma saudável, e em quantidades suficientes, do que insistir para que elas comam tudo
  • Proporcione oportunidades para refeições em família: o convívio também é importante!
  • Limite a exposição ao marketing alimentar, nomeadamente os anúncios televisivos
  • Reduza o tempo para a criança estar menos ativa, por exemplo quando vê televisão, joga no computador ou outros meios digitais
  • É natural que, às vezes, surjam as birras alimentares e, quando isso acontecer, lembre-se que elas fazem parte do processo de crescimento e representam um desafio ao poder parental. Não deve ceder, mas também não deve fazer delas um cavalo de batalha. Existem truques para ajudar em situações de birra
  • Torne a atividade física parte da rotina familiar: reserve um tempo para caminhadas em família ou jogos ativos juntos diariamente (cerca de 60 minutos/dia). Aqui pode encontrar sugestões de atividade física para fazer em família;
  • Não se esqueça da hidratação!

Informe-se, procure alternativas e, se sentir necessidade, procure ajuda junto de um nutricionista.

Referências bibliográficas:
  1. Associação Portuguesa dos Nutricionistas e Direção-Geral do Consumidor. Guia prático para educadores-Alimentação Em Idade Escolar. 2013
  2. Hoelscher DM, Kirk S, Ritchie L, Cunningham-Sabo L. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Interventions for the Prevention and Treatment of Pediatric Overweight and Obesity. J Acad Nutr Diet [Internet]. 2013;113(10):1375–94
  3. Rahman, A., Fulda, K., Franks, S., Fernando, S., Habiba, N., Muzaffar O. How often parents make decisions with their children is associated with obesity. BMC Pediatr. 2018;1–8
  4. Van Der Kruk JJ, Kortekaas F, Lucas C, Jager-Wittenaar H. Obesity: A systematic review on parental involvement in long-term European childhood weight control interventions with a nutritional focus. Obes Rev. 2013;14(9):745–60
  5. Heinberg LJ, Kutchman EM, Berger NA, Lawhun SA, Cuttler L, Seabrook RC, et al. Parent involvement is associated with early success in obesity treatment. Clin Pediatr (Phila). 2010;49(5):457–65.
  6. World Health Organization. The Role of Parents- Global Strategy on Diet, Physical Activity and Health. WHO. World Health Organization; 2015
  7. Direção Geral de Saúde. Vamos pôr a alimentação saudável em casa. 2020

Catarina Li
Nutricionista Estagiária Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3257NE