6 exercícios em família e ao ar livre

Hoje todos sabemos que a prática regular de actividade física é fundamental para a saúde. O gosto por ela deve ser fomentado logo a partir da infância. Essa actividade física poderá ser um momento de convívio, partilha e diversão com os seus filhos ou sobrinhos e, simultaneamente, originar a melhoria da sua saúde.

Algumas brincadeiras simples são bons exercícios – não precisa de inscrever toda a família no ginásio ou em aulas que pressuponham mais gastos. Não há criança que não aprecie uma boa corrida, saltar à corda ou jogar à apanhada! Estes momentos poderão reforçar a auto-estima das crianças e adultos, gerando uma sensação de conforto e bem-estar. Nesse sentido deixamos-lhe algumas dicas para praticar exercício em família e aproveitar esses benefícios.

.

.

1. Gigante e Anão

Esta atividade ajuda a desenvolver a agilidade, coordenação motora, velocidade de reação e capacidade de atenção, sendo perfeita para manter várias crianças “em jogo” durante algum tempo.

O líder fica em frente aos participantes de forma a que todos o consigam ver. Consiste num jogo muito simples: quando o líder disser “Gigante” todos devem ficar em pé, quando o líder disser “Anão” todos devem ficar agachados. Até aqui muito simples, certo? A verdade é que o líder vai enganando os jogadores: por vezes faz a posição de “Gigante” mas diz “Anão” e vice versa… Quem não cumprir a ordem do líder vai perdendo pontos até que, passado alguns minutos, se define o vencedor.

.

.2. Escondidas

Este é um jogo indicado para ser jogado no parque mais perto de sua casa. Vai envolver movimento, agilidade, velocidade, criatividade, paciência e muita diversão! O ideal é ser jogado com várias crianças – no mínimo três participantes.

Um dos participantes conta, de olhos fechados e na “casa” (local de partida) enquanto os restantes se escondem. De seguida, o “contador” precisa de encontrar os “fugitivos” antes que estes toquem na “casa”. O primeiro a ser encontrado é o próximo a contar.

3. Jogo da Macaca

O jogo da macaca estimula o equilíbrio, a agilidade e coordenação motora e é indicado para toda a família!
Basta um giz – ou uma simples pedra – e um pedaço de chão, numa brincadeira divertida e que irá com certeza levar a muito dispêndio energético!
O primeiro participante atira a pedra para a primeira casa (quadrado) e salta ao pé-coxinho, percorrendo as restantes casas e saltando a casa onde está a pedra. Faz-se o mesmo para todas as casas até ao fim do percurso.
Depois começa outro jogador. Quando a pedra é atirada para fora do quadrado muda-se de jogador.

.

4. Mímica em movimento

Este jogo desenvolve a memória e a criatividade e é indicado para crianças acima de 8 anos. A nossa sugestão é que sejam feitas equipas, para que se possa aliar a diversão da mímica com a dinâmica de uma corrida.

A “palavra secreta” poderá ser um animal, um filme, um objecto, etc. Esta palavra é dita pelo “contador do segredo” a um dos participantes – terá o papel de “ator” – que representará essa palavra através de gestos e movimentos e sem emitir som. O objetivo dos restantes participantes é adivinhar a “palavra secreta”. Assim que alguém acerta a palavra inicia-se uma corrida entre o “ator” e o “contador do segredo” até a um ponto definido de forma a ver quem é o vencedor!

Aproveite para libertar a criança que há em si! Este tipo de atividade, (além de tirarem a criança da frente do computador) potencia a aproximação entre adultos e crianças através de momentos de relaxamento e diversão.

.5. Peddy-paper Fotográfico

Conhece a sua terra como ninguém?
Que tal definir seis/sete pontos de interesse e, com a sua família, iniciar um percurso a pé tirando fotografias nesses mesmos pontos?
Esta pode ser uma actividade divertida e na qual desenvolverá a sua resistência aeróbia através da caminhada. Crie o seu próprio mapa (não precisa de muito pormenor!) e convide os seus filhos, netos, sobrinhos ou amigos para, em conjunto, descobrirem um pouco melhor a cidade enquanto partilham bons momentos e claro, fotografias para a posterioridade!

6. Olimpíadas da família

Outra opção interessante para envolver toda a família numa actividade física é a organização de um evento desportivo como umas “Olimpíadas da Família Santos” ou a “Taça do Mundo da Família Silva”!

A ideia é dividir a família em várias equipas (de 3 ou 4 elementos) para que pratiquem o desporto que preferem durante períodos de, no máximo, 30 minutos. Futebol, Frisbee/Disco, Voleibol, Corrida de estafetas… as hipóteses são intermináveis!

O mais interessante desta proposta é envolver tanto adultos quanto crianças, o que pode garantir, além de exercícios intensos, umas boas gargalhadas!

Filipe Costa, Técnico de Exercício Físico nº 26546.
Instituto Português do Desporto e Juventude.