Obesidade infantil

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A obesidade infantil atinge já uma dimensão tão avassaladora, que a OMS classificou o problema como um dos desafios de saúde pública do século XXI. As crianças com obesidade ou excesso de peso têm maior probabilidade de manter o problema na idade adulta e desenvolver doenças graves e limitadoras, como diabetes.

É importante garantir que as crianças mantêm uma alimentação variada, evitando os alimentos ricos em gorduras e açúcares adicionados.

Além da adoção de uma alimentação saudável, é essencial que as crianças pratiquem atividade física regular.

Dicas para prevenir e combater a obesidade infantil

  • Estabeleça horários regulares para as refeições, para que a criança crie hábitos e rotinas
  • Faça do pequeno almoço uma refeição obrigatória
  • Não use a comida como prémio ou castigo
  • Não deixe a criança passar mais de 3 horas sem comer
  • Estimule a ingestão de água, evite bebidas açucaradas
  • Lembre-se que as crianças têm estômagos pequenos e precisam de menor quantidade de alimentos do que os adultos – o melhor é oferecer porções pequenas e não forçar a ingestão
  • As refeições devem ser feitas com calma, mas não deverá demorar mais de 30 minutos
  • Apresente no prato cores, sabores e texturas diferentes, porque os olhos são os primeiros a comer
  • Ofereça sempre salada e/ou legumes nas refeições principais e até nos lanches (ex: tomate cherry, palitos de cenoura ou de pepino). Mesmo que a criança, inicialmente não coma muito é importante que tenha contacto com estes alimentos e que perceba que eles fazem parte das refeições. Descubra como insentivar o(a) seu(sua) filho(a) a comer mais hortícolas aqui.
  • Envolva as crianças na preparação dos alimentos, mas sempre em segurança!
  • Dê a escolher alternativas saudáveis (entre duas peças de fruta, por exemplo, e não entre um gelado e uma maçã)
  • Opte por alimentos frescos e acabados de cozinhar por oposição a produtos processados e pré-confeccionados
  • Evite ter tentações alimentares em casa, como doces e refrigerantes
  • Alimentos açucarados (sumos, bolos, chocolates, etc.), devem ser guardados para dias especiais! Há que evitar os malefícios destes alimentos.

E não esqueça a prática de exercício físico, existem algumas dicas que pode seguir:

  • Junte a família para atividades ao ar livre
  • Faça caminhadas com as crianças
  • Estimule as crianças a praticar exercício físico, como andar de bicicleta
  • Limite o tempo a ver televisão, a jogar videojogos/computador ou a utilizar o telemóvel

Saiba mais sobre este assunto aqui.