Desperdício Alimentar – da teoria à prática

Quantas vezes já abriu o frigorífico ou a despensa lá de casa e se deparou com sobras do dia anterior ou com fruta/legumes já um pouco pisados? O que costuma fazer nessas situações? Deita tudo para o lixo, aumentando o desperdício alimentar ou, de alguma forma, consegue utilizar pelo menos alguns alimentos?

Já por aqui lhe falámos sobre desperdício alimentar e como reduzi-lo, incluindo em épocas festivas, mas desta vez vamos dizer-lhe como pode, na prática, reutilizar as sobras alimentares que tem lá por casa.

Siga estas dicas:

Peixe ou Carne
As sobras de carne ou de peixe podem ser usadas para fazer saladas, empadões, empadas ou croquetes (para ter uma opção mais saudável, cozinhe os seus croquetes no forno em vez de os fritar).

 

Batata e Arroz
Utilize as sobras de batata e arroz cozidos como base para uma sopa ou para fazer empadões. Com a batata pode ainda fazer puré.

 

Hortícolas

  1. Aproveite os hortícolas que sobraram para fazer sopa ou um esparregado.
  2. Outra opção será colocar sobras de legumes cozidos num tabuleiro, adicionar um pouco de azeite e ervas aromáticas e levar ao forno, fica com uma opção mais simpática e saborosa para acompanhar carne ou peixe.
  3. Experimente ainda misturar legumes como a curgete, a cenoura, espinafres ou até couve com massa e um pouco de frango, salmão (ou outro peixe que tenha sobrado) ou camarão… vai ver que fica uma ótima salada quente.
  4. Não deite as cascas fora… com elas pode fazer um caldo saboroso e nutritivo para fazer a sopa ou cozer arroz ou massa. Cascas como as da cebola podem até ser utilizadas para fazer uma infusão.

 

Fruta amolecida

  1. Corte aos pedaços (retirando as partes pisadas) e prepare uma salada de fruta
  2. Prepare batidos de fruta: basta adicionar leite, uma bebida vegetal ou iogurte
  3. Bata a fruta no liquidificador ou robot de cozinha e faça um smoothie (se quiser pode adicionar um pouco de água para ficar menos espesso)
  4. Algumas cascas de fruta, como as da laranja ou do limão, podem ainda ser utilizadas para fazer infusões ou compotas

Pão
O mais simples será utilizar o pão do dia anterior para fazer torradas. Mas para além disso também pode:

  1. Cortar o pão em cubos pequenos, colocar num tabuleiro e levar ao forno para fazer croutons. Pode fazê-los simples ou regá-los com um pouco de azeite, alho em pó e ervas aromáticas para dar mais sabor.
  2. Também pode fazer uma entrada simples: disponha fatias de pão num tabuleiro, regue com um pouco de azeite, coloque uma fatia de tomate, queijo mozarela e orégãos e leve ao forno a gratinar.

 

Cátia Gouveia, Nutricionista Jumbo
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1757N

PUB PUB