O Natal e o Ano Novo são, por excelência, momentos de convívio com a família e amigos. Mas por vezes isto traduz-se em excessos alimentares onde não há apetite para tanta comida e, apesar dos nossos melhores esforços para limpar o prato, uma quantidade impressionante de alimentos é desperdiçada.
No entanto, reduzir esta quantidade de resíduos alimentares (que já se tornou uma tradição desta época do ano) pode ser menos difícil do que se julga. Existem alguns pontos a considerar para garantir que a alimentação durante as festividades de Natal e Ano Novo se torne mais sustentável. Isto traz vantagens tanto a nível pessoal, como a nível global.
Siga as nossas dicas para combater o desperdício alimentar:
-
Antecipe as compras!
-
Comece por definir quantas pessoas estarão presentes.
-
Depois, elabore a ementa, contendo todos os pratos, entradas e sobremesas que irá apresentar.
-
Com base nesta informação, organize uma lista de compras, na qual irá colocar todos os alimentos de que precisa e nas quantidades necessárias.
-
Não se esqueça: verifique os géneros alimentares que tem em casa, de forma a não duplicar alimentos.
-
-
Na hora da compra, verifique os prazos de validade dos produtos alimentares.
-
Procure saber se alguém trará algum alimento extra.
-
Se nem sempre se consegue consumir alimentos perecíveis (legumes e fruta) em tempo útil, opte por comprar em menores quantidades e/ou versões congeladas – duram mais tempo e as suas qualidades nutricionais não se alteram.
-
Preste atenção às embalagens muito grandes – se o conteúdo não for consumido antes do fim da validade, o melhor é optar por embalagens mais pequenas.
-
No final da festa, sente-se com uma caneta e papel e prepare a lista de compras para o próximo ano, enquanto tudo ainda está fresco na mente: os pratos mais apreciados e aqueles que nem foram tocados.
-
Conserve os alimentos da forma mais adequada.
-
“Reutilize” as sobras das refeições para elaborar outros pratos ou sopas. Aproveite a nossa receita de Hambúrguer de Camarão e Bacalhau.

Sara Martins
Nutricionista Auchan
Ordem dos Nutricionistas Nº
Sugerimos ainda que se distribuam as sobras pelos familiares e amigos, presentes nas festas. Além de reduzir o desperdício, poupará trabalho na preparação das refeições, nos dias seguintes!