O seu bebé tem entre os 4 e os 6 meses de idade? Então este é o momento de lhe começar a oferecer outros alimentos para além do leite!
Sabe porque razão esta é a janela temporal ideal para dar início à Diversificação Alimentar?
Porque, por um lado, antes dos 4 meses os sistemas gastrointestinal e renal do(a) bebé ainda não estão suficientemente maduros para que ele(a) consiga metabolizar alimentos não lácteos e, por outro lado, iniciar a diversificação alimentar depois dos 6 meses pode levar ao crescimento inadequado devido a um aporte energético insuficiente, carências nutricionais (em particular no que diz respeito às reservas do ferro, zinco e vitaminas do complexo B), atraso da função motora oral, aversão à comida sólida e à experimentação de novos alimentos e sabores.
A verdade é que, até aos 6 meses, o leite materno e as reservas naturais do bebé fornecem todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. Para além disso, o leite materno também fornece anticorpos que fortalecem o sistema imunitário e vários estudos indicam que o aleitamento materno tem vários benefícios de saúde para o bebé e para a mãe. A partir dos 6 meses as necessidades nutricionais exigem a diversificação da alimentação dos bebés com a introdução progressiva de novos alimentos.
Não existem propriamente regras rígidas quanto à forma e sequência como os alimentos devem ser introduzidos na alimentação dos bebés, isto deve depender do bebé e da própria família. De todas as maneiras, geralmente os primeiros alimentos a serem introduzidos na alimentação dos bebés são o puré de legumes, a fruta e a papa de cereais (conheça a importância das papas de cereais na alimentação dos bebés aqui).
Independentemente do que decidir ser o início da Diversificação Alimentar do seu bebé é importante ter sempre em mente que a base da alimentação (agora e à medida que ele(a) cresce) devem ser os produtos frescos, locais e da época porque são os que têm maior densidade nutricional. Mas isto não quer dizer que exista algum problema em recorrer a produtos desenvolvidos especificamente para bebés que possam facilitar a vida sem prejudicar a saúde do bebé, em particular naqueles dias em que as refeições têm que ser feitas fora de casa. Na verdade, quando bem escolhidos, estes alimentos são uma verdadeira mais valia, não só porque são muito práticos, mas também porque não requerem cuidados específicos, nomeadamente, não precisam ser armazenados e transportados em frio já que são pasteurizados.
Aqui ficam algumas dicas para escolher estes produtos:
- Prefira os que têm listas de ingredientes mais curtas e que só tenham ingredientes naturais
- Prefira os que não têm adição de açúcar
- Prefira os que não têm adição de sal e utilizam azeite virgem extra como principal gordura (no caso dos purés de legumes com carne ou peixe)
Tacinhas de Fruta e Refeições Auchan Baby e Auchan Baby Bio
Na Auchan queremos ajudar as mães e os pais e queremos o melhor para os bebés. Uma alimentação equilibrada e que responda às necessidades nutricionais dos bebés é o alicerce para a saúde no imediato e para assegurar hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida, por isso, é especialmente importante oferecer-lhes produtos nutricionalmente equilibrados e com elevados padrões de qualidade. Neste sentido, já pode encontrar na sua loja Auchan ou em auchan.pt as novas:
- Tacinhas de Fruta Auchan Baby: só com ingredientes naturais, sem aditivos artificiais e sem adição de açúcar (encontre-as aqui).
- Refeições Auchan Baby e Auchan Baby Bio: só com ingredientes naturais, sem aditivos artificiais, sem adição de sal nem açúcar e com azeite virgem extra (encontre-as aqui).
Para terminar, lembre-se que quanto mais variada for a alimentação melhor: quantos mais alimentos diferentes oferecer ao seu bebé (sob determinadas recomendações) mais nutrientes ele(a) vai receber e mais se habitua a experimentar novos sabores e novas texturas o que será benéfico ao longo de toda a vida.
Saiba mais sobre a alimentação no 1º ano de vida aqui.

Cátia Gouveia Miguel
Nutricionista Especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública
Responsável Técnica de Nutrição & Bem-Estar Auchan
Ordem dos Nutricionistas Nº 1757N