Romã, a fruta que é tão versátil quanto deliciosa

A romã é um fruto originário da Ásia Central, sendo atualmente cultivado na bacia do Mediterrâneo. É entre o final do verão e o princípio do outono que se dá a sua fase de maturação e colheita. Em Portugal, o cultivo de romã está em ascensão, e maioritariamente concentrado na zona do Algarve e Alentejo.

Em termos nutricionais, a romã é um fruto com baixo valor energético.

No entanto, é muito rico em carotenos (precursores de vitamina A), C e B9 (ácido fólico). As suas propriedades antioxidantes estão associadas à presença de antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos e taninos. Estudos científicos1,2,3 atribuem a este fruto alguns benefícios como:

  • redução de risco de aterosclerose
  • propriedades anti-inflamatórias
  • proteção na saúde cardiovascular
  • prevenção de alguns tipos de cancro

Na Cozinha com Truques, ensinamos uma maneira prática e rápida para preparar este fruto tão rico, para que o possa saborear sem dificuldades.

A romã é também um fruto versátil, que poderá ser utilizado na elaboração de algumas receitas. No Programa Vida Saudável damos-lhe um exemplo – peito de peru recheado com frutos secos e romã.

Aproveite para a consumir em sobremesas saudáveis, e nos seus lanches, acompanhada com um iogurte magro. No final, reserve a casca para fazer um chá e saborear nos dias frios que se aproximam.

Referência bibliográfica:

  1. Livingstone et al. Plant Bioactives and the Prevention of Prostate Cancer: Evidence from Human Studies. Nutrients 2019
  2. Panth et al. Anticancer Activity of Punica granatum (Pomegranate): A Review. Phytotherapy Research 2017
  3. Sahebkar et al. Effects of pomegranate juice on blood pressure: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Pharmacological Research 2017

Daniela Pires
Nutricionista
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1929N

PUB PUB