Mini-cheesecake de tofu em doce de abóbora

Ingredientes
- Base:
- 100 g bolacha digestiva sem açúcar
- 1 c. sopa creme vegetal
- 1 c. sopa sumo de laranja
- Recheio:
- 100 g tofu
- 2 sobremesas de soja naturais
- q.b. raspas de laranja
- 1 c. chá agar-agar em pó
- 3 c. sopa água
- 4 c. sopa compota de abóbora
- q.b. folhas de hortelã
Preparação
-
Triture a bolacha e adicione o creme vegetal e o sumo de laranja. Amasse de forma a ficar compacta, coloque em aros pequenos sobre 1 tabuleiro e leve ao frigorífico, enquanto prepara o recheio.
-
Num liquidificador, junte as sobremesas de soja, o tofu e as raspas de laranja. Bata até ficar uma pasta homogénea. Coloque numa taça. Dilua num pouco de água (3 colheres de sopa) o agar-agar e leve ao lume até começar a ferver. Adicione ao preparado anterior, envolvendo com a vara de arames.
-
Retire do frigorífico a base, verta a pasta e leve novamente ao frigorífico por ½ hora ou até estar firme.
-
Adicione a compota e a hortelã no momento de servir.
Dica do nutricionista
O tofu é um alimento 100% de origem vegetal derivado da bebida de soja. É uma alternativa à carne, peixe e ovos e também ao queijo, nesta receita o tofu está a substituir o queijo da receita original. É um alimento indicado para vegetarianos restritos e para pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína do leite de vaca. Saiba mais sobre o tofu aqui.