Corvina com molho de mel e clementina

Ingredientes
- 1 corvina inteira (sem escamas)
- 500 g batatas
- 5 a 6 clementinas (ou 4 a 5 tangerinas)
- 500 g couve lombarda
- 100 g alho francês
- 2 cebolas
- 3 c. sopa azeite
- 2 dentes de alho picados
- 2 c. sobremesa mel
- q.b. salsa picada
- q.b. gotas de limão
Preparação
-
Lave bem as batatas e coza-as com pele. Retire-as da água (deixe arrefecer um pouco) e corte-as às rodelas finas.
-
Lave bem a couve e o alho francês. Corte a couve em juliana grossa e o alho francês às rodelas. Coza durante 3 a 5 minutos. Corte 4 rodelas finas de clementina e reserve.
-
Esprema as restantes clementinas até obter 100 ml de sumo. Pode incluir alguma polpa, intensifica o sabor. Da casca, faça algumas raspas e reserve. Junte o sumo das clementinas, o azeite, os alhos picados, o mel e a salsa picada num recipiente e mexa bem para envolver os sabores.
-
Adicione as raspas de casca de clementina e as gotas de limão e mexa tudo. Prove o molho, ajuste os sabores a gosto e reserve.
-
Faça uma abertura no peixe, contornando a espinha do meio, sem cortar de um lado ao outro (ou peça-o logo na peixaria Jumbo). Forre com papel vegetal uma travessa para ir ao forno. Coloque por camadas: a cebola aos gomos, as batatas às rodelas e o peixe no final. Recheie o interior do peixe com as tiras de couve e o alho francês e decore com as rodelas de clementina.
-
Adicione o tempero a todo o preparado e ao interior do peixe. Ligue o forno a 200°C e deixe cozer durante 30 a 45 minutos.
Dica do nutricionista
Elabore receitas repletas de sabor e sem sal adicionado.
Sim é possível!
Nos seus cozinhados utilize vegetais aromáticos como cebola e alho francês, bem como ervas aromáticas e até fruta com alguma acidez. Tal, permitir-lhe-á diminuir a quantidade de sal diária, tipicamente excessiva na alimentação dos portugueses.