Scones de limão e mirtilos

Auchan e Samanta McMurray
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 8 scones
Download receita

São um “clássico” do famoso chá das cinco, mas na verdade sabem bem a qualquer altura do dia. Os scones reconfortam sempre o estômago e o paladar. Principalmente se a receita inclui uma deliciosa mistura de sabores doces e ácidos, cortesia do limão e dos mirtilos!

Energia (kcal) :
206
Lípidos (g) :
5
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
32
Açúcares (g) :
6
Fibras (g) :
3
Proteínas (g) :
6
Sal (g) :
0,036

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 200°C. Misture a farinha, o fermento, o açúcar de coco e a raspa de limão numa tigela e envolva até ficar homogéneo.

  2. Adicione a bebida de amêndoa, o óleo de coco e o sumo de limão. Misture até obter uma massa densa. Adicione os mirtilos e envolva com as mãos.

  3. Forme uma bola com a massa e espalme. Corte em pedaços como se fossem fatias de bolo e coloque-os um a um num tabuleiro forrado a papel vegetal.

  4. Leve ao forno cerca de 15 minutos ou até ficarem dourados.

  5. Sirva quentes, a acompanhar um chá.

Dica do nutricionista

Tradicionalmente, o scone é servido sob a forma de uma só dose. Pode ser feito com trigo, cevada ou aveia e é frequentemente adoçado.

Para tornar a receita mais equilibrada nutricionalmente, pode utilizar a farinha de aveia (o que confere um maior teor de fibra) e o açúcar de coco (com uma absorção mais lenta relativamente ao açúcar branco). Acompanhando com um chá de ervas sem adição de açúcar, é uma boa alternativa para um lanche equilirado, tanto nos dias mais frios como nos dias mais quentes.