Mini Clafoutis de mirtilos

Receita de Mini Clafoutis de mirtilos
Jumbo e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 10 doses
Download receita

Esta receita de mini Clafoutis garante uma sobremesa deliciosa e que também fica bem numa mesa. Além disso, é ainda vegan e muito saudável, com os frutos vermelhos a darem o seu contributo antioxidante. Experimente!

Energia (kcal) :
68
Lípidos (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
12
Açúcares (g) :
6
Fibras (g) :
1
Proteínas (g) :
1
Sal (g) :
0.08

Preparação

  1. Preaqueça o forno a 180ºC.

  2. Lave e seque os mirtilos e distribua-os entre as forminhas de silicone.

  3. Numa taça, adicione o açúcar, a curcuma em pó, as rapas de limão e o amido de milho. Envolva e, de seguida, verta delicadamente a bebida vegetal, aos poucos.

  4. De seguida, verta a mistura por cima dos mirtilos e leve ao forno durante 25 minutos.

  5. A 5 minutos do final da cozedura verifique a consistência. Deve ficar com uma consistência de pudim.

  6. Retire, deixe arrefecer e sirva morno ou frio.

    Dica do chefe:
    O Clafoutis é um doce, tipo tarte, típico da culinária francesa, que é feito com fruta, originalmente com cerejas inteiras. No entanto, pode variar com outras frutas como, por exemplo, uvas, amoras ou framboesas.

Dica do nutricionista

A família de frutos Ericaceae (mirtilo) constitui uma das principais fontes de compostos bioativos. Estes são substâncias que contribuem para o bom funcionamento do organismo e também para a prevenção e combate às doenças.

Estes frutos são muito apreciados pelas capacidades antioxidantes dos compostos bioativos existentes na sua composição, os quais consistem principalmente em compostos fenólicos ( e ácido ascórbico (Vitamina C). Estes compostos são responsáveis por vários benefícios para a saúde tais como, a prevenção de doenças inflamatórias, cardiovasculares e vários tipos de cancro.

PUB PUB