Como reduzir o desperdício em casa

AE RESP red desperdicio em casa | Auchan&Eu

O luta contra o desperdício começa nos pequenos gestos. Muitas vezes não nos apercebemos do impacto da conjunção de vários hábitos, que por si só não têm grandes consequências, mas que no seu conjunto contribuem ativamente para fazer crescer o desperdício e os custos do nosso dia-a-dia.

Em casa existem imensas possibilidades de redução do desperdício em particular na melhor gestão do consumo da energia e dos recursos, no consumo alimentar, e não só. Veja aqui algumas dicas que podem ser úteis:

Tralha e trapos

Parece que não, mas todos temos roupa que já não usamos e objetos obsoletos que acumulámos por uma razão ou outra. Destralhar e dar nova vida aos objetos e à roupa pode ser um desafio, mas compensa. Reciclar não quer dizer deitar fora… pode querer dizer transformar! Pintar, cozer, cortar, oferecer a quem precisa. Existem muitas soluções: um vestido que se transforma numa túnica, uma coberta que se transforma em panos de cozinha ou numa tenda tipi para os miúdos, uma sessão de troca com amigos, canecas, jarros rachados ou potes que se transformam numa horta em casa… O limite é a imaginação! E o prazer do resultado compensa mesmo. Quando precisar de renovar o guarda-roupa não se esqueça que tem muitas opções interessantes em segunda mão e o sapateiro do bairro também sabe dar nova vida aquelas botas que são mesmo confortáveis mas já estão velhinhas.

Comprar a quantidade certa

Outros dos desafios é comprar na quantidade que precisamos para não desperdiçar ou deixar estragar os alimentos. Aqui a solução é óbvia e fácil de por em prática: comprar avulso! O granel está de regresso e veio para ficar – se fizermos um bom planeamento de refeições, comprar na quantidade certa ajuda a poupar e previne o desperdício.

Organizar a despensa e o frigorífico

Planear e organizar é a palavra de ordem: organize a sua despensa e o seu frigorífico, verifique regularmente as datas de validade dos produtos e planeie o consumo de acordo com os respetivos prazos. Outra forma de evitar o desperdício alimentar em casa pode passar por planear a ementa semanal ou aproveitar as sobras. Para saber mais sobre o tema da conservação, consulte os nossos artigos sobre alimentos que deve guardar no frigorifico. Na cozinha também pode fazer opções energéticas para otimizar o consumo e poupar.

Sobras criativas

Aproveitar as sobras pode dar lugar a refeições surpresa dignas de um verdadeiro chef! Não acredita? Veja aqui as nossas sugestões de receitas preparadas pelo nosso Chef José Serrano e muito mais. Se leva marmita para o escritório e também precisa de ideias para os miúdos levarem para a escola, temos muitas sugestões saudáveis e deliciosas.

Água preciosa

Estamos habituados a abrir a torneira e corre tudo bem! Pois, mas sabemos que a água começa a tornar-se um recurso escasso e podemos reduzir o consumo sem perder qualidade de vida. Imagine aproveitar toda a água que desperdiça, no banho, no lava-loiça. Fechar a torneira quando lavamos os dentes é fácil e óbvio mas será que estamos a aproveitar a água toda que usamos? Por exemplo:

  • quando coloca o duche a correr para tomar banho, pode recolher a água fria que está a correr (para regar as plantas, encher uma garrafa para beber ou fazer chá)
  • evitar banhos de imersão e tomar duches curtos
  • despejar apenas meia carga de água na sanita
  • ligar a máquina da loiça só quando estiver mesmo cheia
  • fazer programas na máquina da roupa mais curtos e a temperaturas mais baixas

Tudo boas práticas que poderá adotar no seu dia a dia!