Todo o sabor e menos 25% de sal!

AE resp artigo pao Web 1 | Auchan&Eu

Na Auchan, somos militantes do São e procuramos oferecer diariamente aos nossos clientes produtos mais saudáveis.

Sabia que, em Portugal, o consumo de sal é 50% acima do consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)?

O consumo excessivo de sal e/ou sódio constitui uma das principais causas de Hipertensão Arterial (HTA) e a evidência científica diz-nos, de forma clara, que a redução do consumo de sal/sódio para valores que não ultrapassem os 5g de sal e 2g de sódio por dia leva à redução de tensão arterial, o que representa benefícios claros para a saúde.

Neste sentido a OMS recomenda que os adultos não consumam mais de 5g de sal, ou 2g de sódio, por dia1

valores sal | Auchan&Eu

Contudo, os portugueses consomem, em média, 7,3g de sal por dia, sendo que 65,5% das mulheres e 85,9% dos homens consomem sal a mais2.

As consequências estão à vista:

Portugal tem uma elevada prevalência de HTA e uma das taxas de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) mais altas de todo o mundo.

  • A HTA contribui para 45% do total de mortes por doenças cardíacas e até 51% das mortes por AVC3
  • Praticamente 1 em cada 4 portugueses são hipertensos (36% da população)4
  • Entre estes, apenas 30% têm a doença controlada4

Por tudo isto, é urgente reduzirmos o consumo de sal. Para tal, o primeiro passo deverá ser tomado por cada um de nós nas nossas casas, reduzindo a adição de sal ou mesmo não adicionando sal nenhum na confecção das nossas refeições. O paladar é algo que se educa e que se habitua e, se substituir o sal por ervas aromáticas e especiarias, verá que não lhe vai custar assim tanto. Descubra várias ervas aromáticas e especiarias e como as utilizar.

Mas isto só não chega! Grande parte do sal/sódio que consumimos está presente nos produtos processados, desde as refeições pré-confecionadas, às bolachas e ao pão. A redução do sal nos produtos processados é um dos focos definidos pela Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), estabelecendo que, até ao final do ano de 2021, por exemplo, o teor de sal no pão não deve ultrapassar 1g/100g de pão5.

Tendo em conta que o pão é a base da nossa alimentação, sendo um dos alimentos mais consumidos pelos portugueses, ele representa uma das principais fontes de sal/sódio na alimentação o que justifica todo o esforço para reduzir o teor de sal/sódio na sua composição. O desafio está em conseguir esta redução, mantendo o sabor do pão a que os portugueses estão habituados.

Sendo coerentes com a nossa militância do Bom, do São e do Local e conscientes deste problema de saúde pública, na Auchan gostamos de enfrentar desafios e de procurar as melhores soluções. Neste sentido questionámo-nos: E se conseguíssemos fazer um pão com 25% menos sal mas com todo o sabor?

Sal e sódio: qual a relação?

Procurar uma solução capaz de dar resposta a este desafio passa sempre por conhecer bem todos os pressupostos. Comecemos então pelo princípio: qual é a relação entre Sal e Sódio?
Quimicamente o sal é designado por Cloreto de Sódio sendo composto por 60% de Cloro e 40% de sódio.

Sal Marinho Tradicional
=
Na     Cl
Sódio  Cloro

 

O verdadeiro causador de Hipertensão Arterial e das doenças cardiovasculares que daí derivam é o sódio pelo que, a utilização de um sal diferente que tenha menor teor deste mineral é uma enorme mais valia.

Pão com 25% menos sal* e com todo o sabor

* Face à receita original

Desenvolvemos novas receitas de pão substituímos parte do sal da nossa receita tradicional por um sal líquido vindo das águas de Formentera, que tem 5 vezes menos sódio do que o sal normal.

Sal Líquido de Formentera

Formentera é a maior reserva mudial de Posidonia Oceanica e está rodeada por esta erva marinha subaquática capaz de produzir grandes quantidades de oxigénio, purificando a água e reduzindo o seu teor de sódio. Das salina de Formentera, declaradas Património Mundial pela UNESCO, é extraído, ainda líquido (imediatamente antes de cristalizar), um sal que pela pureza das águas pode ser consumido sem qualquer tratamento químico posterior, sendo 100% natural e mantendo um sabor extremamente agradável. O sal líquido de Formentera tem apenas 8% de sódio, por oposição ao sal tradicional que contem 40%. Por outras palavras, o sal de Formentera tem 5 vezes menos sódio do que o sal tradicional e aqui reside todo o seu benefício6.

O resultado da utilização deste sal líquido na produção de pão é um pão com menos teor de sódio e de sal mas com todo o sabor a que estamos habituados.

Não acredita? Venha até uma das nossas lojas ou compre aqui e comprove!

Referências bibliográficas:

  1. World Health Organization. Guideline: Sodium intake for adults and children. Geneva: World Health Organization. 2012
  2. Carla Lopes, Duarte Torres, Andreia Oliveira, Milton Severo, Violeta Alarcão, Sofia Guiomar, et al. Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física – IAN-AF 2015-2016. Universidade do Porto; 2017
  3. Lim SS, Vos T, Flaxman AD, et al. A comparative risk assessment of burden of disease and injury attributable to 67 risk factors and risk factor clusters in 21 regions, 1990-2010: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2010. Lancet 2012;380(9859):2224-60
  4. Prevalência de hipertensão arterial em Portugal – resultados do Primeiro Inquérito Nacional com Exame Físico (INSEF 2015)
  5. EIPAS.Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável
  6. Posidonia® – Salinas de Formentera
cátiagouveia | Auchan&Eu

Cátia Gouveia Miguel
Nutricionista Auchan
Ordem dos Nutricionistas Nº 1757N