Frutas tropicais – abacaxi e manga

Ananas manga 2 | Auchan&Eu

Há um século atrás, comer frutas tropicais na Europa era um luxo. Hoje em dia, estas já fazem parte da nossa alimentação diária, e ainda bem, uma vez que são muito ricas do ponto de vista nutricional.

 

Abacaxi

Para além de ser fonte de fibra (2,7g/100 kcal), esta fruta é também fonte de vitamina C (20% do VRN), sendo que uma única rodela de abacaxi (150g) satisfaz cerca de ¼ das necessidades médias desta vitamina (para um adulto saudável). O abacaxi contém bromelina, uma enzima que tem sido estudada devido às suas potenciais propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anticancerígenas, que é inativada quando submetida a altas temperaturas. Assim sendo, se confecionar esta fruta não tirará partido destas mesmas propriedades.

O abacaxi fresco é uma opção mais saudável comparativamente à versão enlatada uma vez que esta última contém geralmente o dobro do teor em açúcar, bem como um menor teor de vitamina C e outras vitaminas e minerais.

Sugestões de utilização: O abacaxi pode ser incluído em inúmeros pratos e receitas, saladas, smoothies e espetadas de fruta. Poderá ainda incluí-lo em sumos, juntando, por exemplo, abacaxi, lima, hortelã e stevia.

 

Manga

Tem alto teor em fibra (5,6g/100kcal) e vitamina A (38% do VRN) e é fonte de vitamina C (29% do VRN) e ácido fólico (18% do VRN). A sua forte cor laranja deve-se especialmente à presença de beta-caroteno (pró-vitamina A), um carotenoide com propriedades antioxidantes. Assim, as propriedades antioxidantes da manga (devido à vitamina A, C e betacaroteno) tornam-na uma excelente opção para esta altura do ano no combate às agressões na pele provocadas pela exposição solar.

No entanto, a manga tem a fama de engordar! Ela possui apenas 59 kcal/100g, ou seja, mais 2 kcal por 100g que a maçã! O seu alto teor em fibra também ajuda a promover a saciedade. Assim, o segredo está na quantidade! Poderá usar estratégias de fracionamento alimentar: por exemplo, consumir metade da manga (cerca de 150g) ao almoço numa salada e a outra metade num sumo à hora do lanche (o sumo deve ser acompanhado por alimentos que forneçam hidratos de carbono complexos como o pão integral).

Sugestões de utilização: pode consumir a manga fresca, polvilhando com canela; incluir em sobremesas ou wraps saudáveis; ou ainda incorporar em molhos, batidos e smoothies.

 

*Nota: VRN é o Valor de Referência do Nutriente

 

Renata Vicente
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1911N