Batata-doce: um gosto especial para a saúde

Batata-doce: um gosto especial para a saúde

A batata-doce, em comparação com a batata comum, possui maior teor de hidratos de carbono complexos, o que lhe confere um baixo índice glicémico (IG). Caracteriza-se por ser um alimento de baixo índice glicémico (IG abaixo de 55). Em oposição à batata comum, que se classifica como um alimento de elevado índice glicémico por ter um IG superior a 70.

Os alimentos com um baixo IG caracterizam-se por trazerem vantagens para a regulação do apetite. Esta é uma das vantagens de consumir batata-doce, em detrimento da batata comum. A nível calórico, e em teor de hidratos de carbono, a batata comum até apresenta um teor um pouco inferior.

Tenha sempre em consideração que o tempo, modo de confeção e preparação dos alimentos vão influenciar o seu valor calórico e também o seu IG. Quanto mais cozinhado ou processado for o alimento, maior o seu IG. Por exemplo, o puré de batata tem um maior índice glicémico do que uma batata inteira assada. O consumo da batata com pele vai aumentar o seu teor em fibra. Consequentemente, vai diminuir o seu índice glicémico.

A batata-doce mais comum é a de polpa branca, existindo as variantes de batata-doce de polpa roxa e polpa laranja.

A batata-doce comum caracteriza-se por ter um elevado teor em vitamina A e C e ser fonte de tiamina e potássio. Pelo seu elevado teor em vitamina A, este alimento tem um papel importante ao combate da carência desta vitamina em países em desenvolvimento. Nestes, a carência nesta vitamina é um problema de saúde pública.

A batata-doce de polpa roxa é um tubérculo, considerado um parente afastado da batata comum.

Tanto a sua polpa, que apresenta uma textura húmida, como a casca, têm cor roxa. O seu sabor é semelhante ao das restantes variedades.

É fonte de:

  • tiamina
  • vitamina B6
  • ácido pantoténico
  • ferro
  • manganês

Tem alto teor em fibra, potássio e cobre. E contém mais antocianinas que as restantes variedades. As antocianinas são um flavonóide responsável pela cor das frutas, hortícolas, cereais e flores. E são conhecidas pelos seus benefícios para a saúde.

Como outros compostos fenólicos, têm poder antioxidante, e foram já demonstrados os seus efeitos redutores de pressão arterial, melhoria da visão e forte atividade anti-inflamatória e antimicrobiana.

Equipa de Nutricionistas Jumbo

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