A importância da dieta alimentar no controlo da hipertensão arterial

Dollarphotoclub 87341192 web | Auchan&Eu

A população portuguesa tem assistido a uma redução gradual da taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares. Apesar desta tendência, as doenças do aparelho circulatório ainda são a principal causa de morte na Europa, tal como em Portugal. Diversos estudos têm provado a associação da hipertensão à doença coronária, AVC e insuficiência renal.

O controlo e tratamento da hipertensão é crucial, e para isso deve alterar tanto a sua alimentação como os restantes estilos de vida. A alimentação é um dos principais pilares para reduzir a sua tensão arterial.

Deve ter como objetivos diários: limitar o consumo de bebidas alcoólicas (1-2 copos de 150ml); adotar uma dieta rica em frutas e vegetais (4-5 porções), consumir laticínios magros, reduzir os lípidos (gordura) e lípidos saturados, bem como o colesterol; reduzir o consumo de sal para 5g.

Para além destas alterações alimentares, é fundamental fazer também alterações nos estilos de vida: pratique atividade física, perca peso se tiver excesso, e deixe de fumar. Fale com o seu Dietista ou Nutricionista para começar a combater a Hipertensão.

Joana Pardal, Nutricionista do Jumbo.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1636N.