5 dicas para uma Páscoa mais saudável

Já estamos quase no fim-de-semana “grande”. É esta semana em que chega a Páscoa! Por isso mesmo, está na hora de começar a arranjar a mesa para os nossos convidados. Mas há uma questão no ar…
Como é que vamos resistir a tudo o que está na mesa? Ou, melhor dizendo, qual é a melhor maneira de termos uma mesa mais saudável?
A Nutricionista Maria Gama dá-lhe alguns truques que pode pôr em prática e ajudam a preparar uma mesa de Páscoa mais saudável, sem termos deixar de comer o que tanto gostamos!

Antes de mais, tente não fazer comida em excesso, uma vez que a maioria das vezes há imensas sobras – e isso leva a exageros durante vários dias seguidos!

  1. Não exagere na compra de amêndoas e chocolates:
    Quando for às compras, opte sempre por ovos de Páscoa de chocolate preto, de tamanho mais pequeno e de compra individual (assim só leva para casa o que realmente precisa). Também pode optar por fazer uma receita caseira! Por exemplo, derreter chocolate negro e juntar frutos secos, para lhe dar uma sensação “crocante”.
  2. Coloque uma toalha ou panos por cima das entradas e/ou sobremesas:
    Nestes dias, há quase sempre entradas e/ou sobremesas que não são totalmente saudáveis, ou pelo menos é isso que acontece na maioria das casas. Muitas vezes, o problema é o “petiscar” e nada mais que isso. E porquê? Porque a mesa está sempre posta e nós estamos todo o dia a olhar para o que está em cima dela, tirando um bocadinho daqui… um bocadinho dali… E por isso mesmo, nada melhor do que tapar tudo o que está em cima da mesa até à hora certa.
  3. Tenha imaginação:
    Que tal optar por colocar diversos alimentos saudáveis em cima da mesa? Se estes alimentos estiverem disponíveis, muitos dos seus convidados irão optar por eles, não exagerando na quantidade de erros alimentares. A mesa pode ter frutos secos (sem sal e sem serem fritos), uma salada colorida, fruta cortada aos pedaços, queijo fresco com doce de abóbora, frutos vermelhos…
  4. Fruta não pode faltar:
    Todos sabemos que nestes dias há bastantes sobremesas! No entanto, uma coisa é certa: se também houver fruta na mesa, os seus convidados acabam por comê-la, deixando de lado a imensa quantidade de doces disponíveis. Isto não significa deixar de comer os doces preferidos, apenas reduzir a quantidade.
  5. Sopa para todos:
    Esta é uma regra que devemos seguir diariamente. Lá porque estamos na Páscoa, não a devemos deixar de lado. Um creme de brócolos com coentros, uma sopa de cenoura… quem sabe! A refeição ficará bem mais saudável, ajudando a que não exageremos a comer tudo o que está em cima da mesa!

Além disso, e como parte de um estilo de vida saudável, aproveite para dar uma caminhada todos os dias, nem que seja apenas durante 30 minutos!

Maria Gama, Nutricionista e autora do projeto “Põe-te na linha” 
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1727N

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