10 dicas para o seu plano de fitness

10 dicas para o seu plano de fitness

Para ficar em forma (ou mantê-la) faça um plano de fitness e siga-o com disciplina. Siga as 10 dicas que lhe deixamos para atingir de forma saudável os objetivos que estabeleceu.

Comece por fazer uma avaliação

Com a ajuda do seu médico (primeiro) e de um personal trainer (depois), começe por avaliar a sua saúde para que, tendo esse ponto de partida, sejam estabelecidas metas e a forma de as atingir.

Arranje companhia

Se não morre de amores por fazer exercício encontre um amigo para parceiro de treino. Vai ver que treinar acompanhado custa menos. Escolha bem essa companhia. É importante que o parceiro de treino seja tão (ou mais!) focado e comprometido com a exigência do treino do que você!

Alongamentos

Muito importante! Alongue no início e no final do seu treino. Não só prepara o organismo para as exigências a que o irá submeter (antes do treino) como prevenirá lesões (no final do treino).

Alimente-se bem antes e depois

É importante iniciar o seu treino com os níveis energéticos e nutritivos adequados para obter uma boa performance. No final reponha os nutrientes e energia gastos com nova refeição.

Beba água

Hidrate-se bem antes, durante e depois do treino.

Comece com cargas reduzidas

No início do seu plano não exagere nas cargas. Concentre-se em executar a técnica da forma o mais rigorosa possível: é isso que lhe permitirá, numa fase seguinte, aumentar a carga com eficácia.

Trabalhe grupos musculares alternadamente

Certifique-se que trabalha todos os grupos de forma alternada. Por exemplo: 2ª feira – membros superiores; 3ª feira – membros inferiores; 5ª feira – costas e abdominais.

Descanse

Então e nos restantes dias? Descanse. Tão importante como o treino é o repouso adequado. Um sem o outro não funcionam. E o seu corpo agradece.

Motive-se!

Arranje forma de se manter sempre motivado. Imagine onde quer chegar ou o que atingir (meta) e acompanhe o seu treino com as suas músicas favoritas ou descarregue aplicações que o ajudam a estabelecer e atingir metas concretas.

Não desista

De todas as dicas, esta é talvez a mais importante: seja persistente! Seja exigente consigo hoje para colher resultados amanhã.

Revisto pela equipa de nutricionistas Jumbo e Filipe Costa, Técnico de Exercício Físico nº 26546.