Como manter os seus dados atualizados e seguros

AE TEC backup web | Auchan&Eu

A quantidade de informação importante, que guardamos nos vários aparelhos que temos, é cada vez maior. Informação pessoal, sob a forma de fotos, vídeos ou documentos oficiais, gravitam entre o computador, o smartphone ou o tablet. Junta-se também a informação profissional, com ficheiros de trabalho e documentação crítica e, por vezes, confidencial.

Assim, é essencial termos uma prática de manter os dados seguros e permanentemente em atualização. Afinal, ninguém quer perder as fotos das últimas férias ou o contrato com o maior Cliente.

Conheça 5 formas de guardar os seus dados

Pen USB

A pen USB é uma forma muito prática e fácil de guardar ficheiros. No entanto, são muito fáceis de perder e também se podem corromper, comprometendo os dados gravados. Assim, deve ser usada em conjugação com outras formas.

Se precisa de levar informação para uma apresentação ou reunião, e não leva o seu computador, é uma boa opção, pois o acesso é universal. É ainda a forma mais barata de guardar dados.

Disco externo

Como o nome indica, é um disco que vive fora do computador, podendo ser ligado a qualquer aparelho para aceder aos dados. Deve ser visto como uma forma de conservar dados, e não estar constantemente ligado ao computador, para uma gestão de dados do dia-a-dia.

É uma solução relativamente barata, mas pode por vezes corromper, comprometendo os dados gravados.

Time Machine

Esta opção é dedicada só aos utilizadores de Mac. O Time Machine faz o interface entre o aparelho e um disco externo, guardando os dados de forma automática. Assim, faz backup dos dados por hora das últimas 24h, por dia do último mês, e por semana até o disco estar cheio.

A grande vantagem é não precisar de se lembrar de guardar os dados, pois o Time Machine fá-lo por si.

Armazenamento ligado à rede

Esta opção é mais avançada e geralmente usada em empresas. No entanto, se tiver vários aparelhos em casa e quiser manter backups regulares de todos eles, é uma boa opção.

Funciona de forma automatizada, bastando que todos os aparelhos estejam ligados à rede wifi em casa. E, sim, inclui smartphones e tablets.

Armazenamento na Cloud

Esta opção é como a anterior, mas não precisa de ter o seu próprio armazenamento. Ou seja, tem todos os aparelhos a fazer backups automáticos para o armazenamento de serviços externos. Este armazenamento pode ser gratuito ou pago, consoante a necessidade e a flexibilidade que pretenda.

Opções disponíveis incluem o Google Drive, Dropbox, iCloud ou OneDrive.