Wellington vegan acompanhado de bulgur de frutos secos e molho chimichurri

AE VE ws serrano wellington web | Auchan&Eu
Auchan e Chef José Serrano
  • Médio
  • Mais de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Quer tenha uma dieta vegan, ou não, experimente juntar esta sugestão à sua mesa festiva nesta quadra.

Energia (kcal) :
689
Lípidos (g) :
26
Saturados (g) :
8
Hidratos de Carbono (g) :
72
Açúcares (g) :
10
Fibras (g) :
16
Proteínas (g) :
34
Sal (g) :
5.5

Preparação

  1. Descasque e pique a cebola roxa. Descasque e pique o alho. Lave e tempere a batata doce com sal grosso e leve a assar a 180ºC durante 45 minutos. Descasque e reserve.

  2. Coza as lentilhas, escorra a água e reserve. Lave e pique a salsa e reserve. Lave e pique os coentros e reserve.

  3. Torre os frutos secos. Pique e salteie os cogumelos. Reserve.

  4. Pique o seitan no robot de cozinha. Corte o tomate em concassé (ou seja, aos cubos sem pele e sem grainha). Salteie os espinafres em azeite e tempere de sal e pimenta.

  5. Confeção:
    Bulgur – Num tacho ao lume, coloque um fio de azeite e refogue meia cebola roxa picada e o alho picado. Junte o bulgur e deixe alourar. Adicione 240 ml de caldo de legumes e deixe cozer, tapado e em lume brando, durante 10 minutos. Desligue e deixe descansar mais 10 minutos. Junte os frutos secos e o tomate concassé.

  6. Rolo de legumes e seitan – numa batedeira, coloque a batata doce, o tofu, os espinafres, as lentilhas e a goma xantana. Deixe amassar lentamente. Adicione tomilho, sal, pimenta e um pouco de molho inglês. Deixe amassar até ter uma massa ligada. Faça o formato de um rolo, estilo rolo de carne, e coloque no congelador a descansar durante 30 minutos. Estique a massa folhada, num formato retangular, pincele com mostarda e coloque os cogumelos salteados. Coloque o rolo de legumes e seitan ao meio e feche o rolo com a massa folhada. Leve a assar ao forno a 200ºC, durante 18 minutos.

  7. Molho Chimichurri – numa taça, coloque o sumo e raspa de lima, a cebola roxa picada, a salsa, os coentros, azeite e tempere a gosto. Misture e acompanhe com o Wellington e o bulgur.
    Sirva o Wellington Vegan acompanhado do bulgur de frutos secos e o molho chimichurri.

Dica do nutricionista

Temos aqui uma versão vegetariana do tradicional Bife Wellington. Em substituição da proteína animal é utilizado o seitan e as lentilhas. As lentilhas são um alimento nutricional muito rico. As lentilhas cozidas são ricas em proteína, ferro, fibras e em hidratos de carbono complexos. São ainda fonte de vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, magnésio, ferro e zinco. No âmbito de uma alimentação vegetariana, e devido ao seu teor de ferro, podem ser um bom contributo na prevenção da anemia. As lentilhas contêm ainda 2 aminoácidos essenciais (lisina e isoleucina) mas têm quantidades quase enexistências de outros e, por isso, devem ser acompanhadas por um alimento do grupo dos cereais, como o bulgur.