Seitan com castanhas

Ingredientes
- 400 g seitan
- 400 g curgete
- 400 g abóbora hokkaido
- 500 g castanhas peladas
- 100 g talo de aipo
- 4 c. sopa azeite
- 3 c. sopa shoyu
- 1 c. sopa alecrim fresco ou seco picado
- 1 c. chá alho em pó
- 1 c. chá sal marinho
- 1 c. chá pimentão doce
- 1 c. café pimenta preta
Preparação
-
Prepare o seitan e os vegetais; Corte o seitan em fatias e depois em triângulos e tempere com 3 c. sopa de azeite, shoyu, alho em pó, pimentão doce e pimenta preta. Reserve.
-
Lave a curgete, a abóbora (retire as sementes) e o aipo e corte em quadrados pequenos (aproximadamente do tamanho das castanhas).
-
Numa taça, adicione os vegetais e as castanhas com o restante azeite, alecrim picado e sal e envolva.
-
Preaqueça o forno a 180ºC.
-
Num tabuleiro de ir ao forno, disponha o seitan no meio com a marinada e, em volta do tabuleiro, distribua os legumes com as castanhas, temperados.
-
Pincele com um pouco de água e leve ao forno entre 30 a 40 minutos.
Dica do chefe:
Ao escolher o seitan, opte pelo refrigerado. Sirva com nabiças ao alho, a combinação fica deliciosa.
Dica do nutricionista
Antes da batata ser um hábito nas nossas mesas, a castanha era a rainha. Agora nem sempre nos lembramos dela mas, em época de castanha, não haverá melhor fonte de hidrato de carbono no seu prato. A riqueza nutricional é inequívoca!
Sabia que cerca de metade da castanha é água? Ainda assim, ela é muito saciante, devido ao seu elevado teor de fibra e hidratos de carbono. Para além disso, a castanha é isenta de glúten, tem um valor baixo de gorduras e um valor bastante significativo de vitamina C na sua composição. Fornecendo metade da dose de referência, com apenas 100 g. No entanto, a vitamina C é sensível ao calor, por isso deve tentar cozinhar as castanhas a baixa temperatura, ou por pouco tempo, de forma a conseguir obter o máximo possível desta vitamina, tão importante para o sistema imunitário.