“Roupa velha” gratinada com queijo de cabra

Ingredientes
- 1 lombo de bacalhau cozido
- 10 batatinhas cozidas sem pele
- 3 folhas de couve portuguesa cozida
- 1/2 cebola branca
- um fio azeite
- q.b. queijo de cabra para gratinar
Preparação
-
Comece por desfiar ou desfazer o bacalhau em lascas, retirando a pele e as espinhas que possa conter.
-
Corte as batatas cozidas (frias) às rodelas e corte a couve em juliana.
-
Salteie tudo num fio de azeite, misturando grosseiramente todos os ingredientes. Coloque-os numa travessa pequena de ir ao forno.
-
Coloque o queijo no topo e leve a gratinar ao forno a 200ºC durante 5 minutos ou até ficar dourado.
Dica do chefe:
Esta receita pode ser congelada em porções individuais sem o queijo. Coloque o queijo depois de descongelar antes de gratinar.
Dica do nutricionista
Já experimentou dar a típica “roupa velha”, que as nossas avós faziam, ao seu bebé? Não? Então aproveite agora: é uma excelente receita para bebés a partir dos 12 meses (ou até antes, caso já tenho introduzido todos estes alimentos na sua alimentação).
Com ingredientes típicos das mesas protuguesas como o bacalhau, um peixe magro, que é acompanhado de batata (fonte de potássio e vitaminas B1, B6 e C) e de couve portuguesa rica em Vitamina C e fonte de Vitamina A e de folatos).