Rolinhos de couve na companhia da esmagada de batata

AE VS rolinhos couve web | Auchan&Eu
Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Fácil
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

A couve até fica mais bonita, neste prato vegan bem criativo!

Energia (kcal) :
498
Lípidos (g) :
13
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
75
Açúcares (g) :
25
Fibras (g) :
13
Proteínas (g) :
15
Sal (g) :
2,62

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Redução de balsâmico:
    Adicione os ingredientes para a redução num tacho, leve ao lume médio e, quando começar a ferver, conte 3 a 4 minutos e desligue.
    Deixe repousar, de forma a ficar espesso e refresque o prato no momento de servir. Caso a redução esteja um pouco espessa adicione uma c. sopa de água e envolva.

  2. Recheio e folhas de couve:
    Depois de preparar e lavar os legumes, corte a cenoura aos palitos finos e descasque e pique o alho.
    Coloque um sauté ao lume, aqueça e adicione 1 c. sopa de azeite, o alho picado, a cenoura e uma c. café de sal marinho. Salteie os palitos até ficarem um pouco macios.

  3. Num copo, coloque o feijão, a água, os cominhos e uma c. de café de sal marinho. Triture até formar um preparado cremoso. Reserve.

  4. Escalde as folhas de couve em água a ferver durante 5 a 6 minutos, depois escorre-as e arrefeça um pouco de forma a poder enrolar.

  5. Estenda uma folha de couve de cada vez, sobre uma tábua, retire o caule, adicione um pouco do puré de feijão pela folha, deixando à volta da folha um pouco de espaço livre, disponha por cima alguns palitos de cenoura e dobre as laterais primeiro, depois uma das extremidades e por fim enrole até o rolinho ficar bem fechado.

  6. Preaqueça o forno a 180ºC, pincele os rolinhos com 1 c. sopa de azeite e leve ao forno por 5 a 10 minutos, para ficarem quentes no momento de servir.

  7. Corte na diagonal os rolinhos e acompanhe com a esmagada. São 3 metades por cada prato.

  8. Esmagada de batata:
    Descasque as batatas, lave, corte em quadrados e coza em água a ferver com o sal. Depois de estarem cozidas, escorra a água, deixe arrefecer um pouco e esmague as batatas grosseiramente.

  9. Corte às rodelas ou pique grosseiramente as azeitonas e adicione ao preparado e, também a pimenta e o azeite. Envolva e retifique os temperos se necessário.

  10. Emprate os rolinhos com a esmagada e refresque com a redução de balsâmico.
    Dica do chefe:
    Se preferir pode optar por refrescar, em vez da redução do balsâmico, com azeite.

Dica do nutricionista

Nesta receita, as estrelas são a couve lombarda (mas também pode optar por utilizar a “nossa” couve portuguesa) e o feijão. Por um lado temos a couve lombarda, rica em fibra, em vitamina C e em folatos e com um alto teor de água e baixo valor energético e, por outro, o feijão, rico em proteína, hidratos de carbono e fibra e fonte de vários minerais como fósforo, potássio e ferro. Em conjunto formam uma refeição nutricionalmente muito rica que pode fazer as delícias num jantar de Natal vegetariano e não só).