Risoto de cevada – Cevadoto

Ingredientes
- 600 ml água tépida
- 200 g cevada
- 190 g abóbora manteiga
- 150 g cogumelos portobello
- 100 g beterraba
- 100 g alho francês
- 75 g cebola roxa
- 40 ml vinho tinto
- 1 c. sopa azeite
- 1 c. sopa salsa picada
- 2 c. sopa sementes abóbora
- 2 c. sopa sementes de girassol
- 1 c. café sal marinho
- q.b. cebolinho
Preparação
-
Comece por hidratar a cevada, mergulhando em água tépida, enquanto prepara os restantes ingredientes. Toste as sementes. Aqueça uma frigideira em lume médio e coloque as sementes de abóbora e girassol. Envolva durante 3 a 5 minutos ou até as sementes de abóbora começarem a inchar um pouco, como pipocas a saltar. Tenha cuidado para não queimarem. Reserve.
-
Lave e descasque os legumes e limpe os cogumelos.
-
Pique a cebola e lamine os cogumelos. Corte a beterraba e a abóbora aos palitos e o alho francês em tiras finas.
-
Numa panela, comece por fazer um leve refogado com o azeite e a cebola. Envolva e de seguida acrescente a beterraba e os cogumelos. Salteie, até os cogumelos desidratarem um pouco. Escorra a cevadinha e adicione na panela, juntamente com a abóbora e o alho francês. Envolva suavemente o preparado todo, tempere com sal, salsa picada e refresque com o vinho. Envolva novamente e quando a cevadinha tiver absorvido quase todo o líquido, adicione água quente aos poucos. Mexa suavemente até a cevadinha ir absorvendo os líquidos e ficar cozinhada (mais ou menos 20 minutos).
-
No momento de servir, decore com cebolinho picado e sementes tostadas por cima do empratamento.
Dica do nutricionista
Esta sugestão de cevadoto é uma adaptação à receita de risoto feita com arroz. A cevada é uma ótima opção para utilizar como substituto do arroz, a acompanhar os seus pratos, e em diversas receitas.
Nutricionalmente, a cevada é rica em fibra, apresentando cerca de 10 g de fibra por cada 100 g, conferindo um maior aporte de fibra em relação ao arroz comum (cerca de 2 g de fibra/100 g).