Risoto de cevada – Cevadoto

Risoto de cevada - Cevadoto
Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Este risoto de cevada pode também ser chamado de cevadoto. Trata-se de uma alternativa mais saudável ao risoto tradicional, mas repleta de sabor. Bom apetite!

Energia (kcal) :
497
Lípidos (g) :
13
Saturados (g) :
2
Hidratos de Carbono (g) :
5
Açúcares (g) :
4
Fibras (g) :
14
Proteínas (g) :
14
Sal (g) :
0.6

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Comece por hidratar a cevada, mergulhando em água tépida, enquanto prepara os restantes ingredientes. Toste as sementes. Aqueça uma frigideira em lume médio e coloque as sementes de abóbora e girassol. Envolva durante 3 a 5 minutos ou até as sementes de abóbora começarem a inchar um pouco, como pipocas a saltar. Tenha cuidado para não queimarem. Reserve.

  2. Lave e descasque os legumes e limpe os cogumelos.

  3. Pique a cebola e lamine os cogumelos. Corte a beterraba e a abóbora aos palitos e o alho francês em tiras finas.

  4. Numa panela, comece por fazer um leve refogado com o azeite e a cebola. Envolva e de seguida acrescente a beterraba e os cogumelos. Salteie, até os cogumelos desidratarem um pouco. Escorra a cevadinha e adicione na panela, juntamente com a abóbora e o alho francês. Envolva suavemente o preparado todo, tempere com sal, salsa picada e refresque com o vinho. Envolva novamente e quando a cevadinha tiver absorvido quase todo o líquido, adicione água quente aos poucos. Mexa suavemente até a cevadinha ir absorvendo os líquidos e ficar cozinhada (mais ou menos 20 minutos).

  5. No momento de servir, decore com cebolinho picado e sementes tostadas por cima do empratamento.

Dica do nutricionista

Esta sugestão de cevadoto é uma adaptação à receita de risoto feita com arroz. A cevada é uma ótima opção para utilizar como substituto do arroz, a acompanhar os seus pratos, e em diversas receitas.

Nutricionalmente, a cevada é rica em fibra, apresentando cerca de 10 g de fibra por cada 100 g, conferindo um maior aporte de fibra em relação ao arroz comum (cerca de 2 g de fibra/100 g).