Quiche Mandala

Quiche de legumes Mandala
Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Médio
  • Menos de 1 hora
  • 10 fatias
Download receita

Esta receita de quiche de legumes vai dar cor à sua mesa! A Quiche Mandala tem muitos legumes e muito sabor. Experimente!

Energia (kcal) :
124
Lípidos (g) :
3
Hidratos de Carbono (g) :
19
Açúcares (g) :
4
Fibras (g) :
4
Proteínas (g) :
5
Sal (g) :
0.802

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Comece por preparar a massa da quiche. Numa taça junte as farinhas, se possível peneiradas, os orégãos e o sal. Envolva, faça uma covinha no meio e junte o azeite e a bebida vegetal aos poucos. Envolva as farinhas lentamente, até formar uma bola que se desprenda da taça. De seguida, amasse um pouco, do centro para fora, durante 2 minutos. Reserve em forma de bola, tapando com 1 pano, enquanto prepara o recheio e os legumes.

  2. Descasque e pique a cebola. De seguida coloque num processador, juntamente com o grão de bico, a bebida vegetal e o açafrão das índias. Triture tudo de forma a ficar uma pasta homogénea, tipo puré. Reserve.

  3. Lave as curgetes e as cenouras, retire a casca da cenoura e lamine com o descascador. Lamine também as curgetes, até chegar às sementes (pode guardar e congelar o resto para adicionar na preparação das sopas).

  4. Estenda a massa com a ajuda do rolo da massa, em cima de uma banca de cozinha, mesa ou tábua de corte. Polvilhe a superfície com um pouco de farinha. Coloque papel vegetal numa forma de tarte ou quiche e coloque a massa, ajustando na forma.

  5. Preaqueça o forno a 180ºC.

  6. Coloque sobre a massa o puré de grão e alise. Comece por colocar as tiras de curgete intercalando com as de cenoura. Comece pela parte mais larga da forma até chegar ao centro. Ajuste, se necessário, para ficarem firmes no recheio.

  7. Pincele com o azeite e salpique com os orégãos e o sal.

  8. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos.

  9. Sirva morna.

Dica do nutricionista

O principal recheio desta quiche é o grão-de-bico. Esta leguminosa constitui fonte de proteínas e minerais, como cálcio e magnésio e tem alto teor de potássio e ferro. É também fonte de vitaminas do complexo B, apresentando mesmo alto teor em tiamina (B1), vitamina B6 e ácido fólico (B9). Tem uma grande quantidade de amido, que lhe confere uma textura amanteigada. Para saber mais sobre esta leguminosa, consulte aqui.