Gelado vegan no forno em amêndoa

gelado vegan no forno web3 | Auchan&Eu
Auchan e Alexandra Mendes Ribeiro
  • Médio
  • Mais de 1 hora
  • 6 pessoas
Download receita

Para a sobremesa, propomos um gelado vegan que agrada ao estômago e ao coração. Os convidados principais são a banana, o agave e a massa filo. E há uma boa dose de ómega 3 à mistura, cortesia dos frutos secos!

Energia (kcal) :
266
Lípidos (g) :
13
Saturados (g) :
3
Hidratos de Carbono (g) :
28
Açúcares (g) :
14
Fibras (g) :
4
Proteínas (g) :
8
Sal (g) :
0,9

Ingredientes

Comprar online

Preparação

  1. Descasque as bananas, corte em rodelas, coloque num tabuleiro forrado em papel vegetal e leve a congelar durante 1 hora.

  2. Coloque as bananas, o caju, o cacau, o agave e a bebida num liquidificador, triture até ficar uma pasta homogénea.

  3. Coloque o preparado numa caixa, alise e leve novamente ao congelador durante mais 1 hora. Envolva de 15 a 15 minutos, para evitar cristais.

  4. Faça bolas de gelado, passando com 1 colher própria em água morna para ser mais fácil retirar as porções e passe pela amêndoa . Deixe no frigorífico, enquanto prepara a massa filo.

  5. Pré aqueça o forno a 200°C.

  6. Prepare a massa filo, 1 folha de cada vez. Pincele suavemente com uma colher de sopa de azeite corte em 4, adicione as bolas de gelado ao centro, embrulhe e leve ao forno por 5 minutos até ficar crocante/estaladiça ou pode optar até ficar a massa ligeiramente dourada.

  7. Sirva quente, com canela polvilhada.

  8. Dica do chef:

    Dobrar as pontas do quadrado da massa filo, unindo-as em cada extremidade como se fossem o embrulho de uma bola.

Dica do nutricionista

Os frutos oleaginosos, quando incluídos na nossa alimentação diária, nas porções corretas (15g a 20g), ajudam no combate às doenças cardiovasculares, infeções e inflamações devido ao seu teor de gordura polinsaturada (como o ómega 3). Ajudam ainda a aumentar o aporte proteico da dieta. Conheça aqui mais formas de incluir estes frutos na sua alimentação.