“Burger” de quinoa e beterraba

Ingredientes
- 450 ml água
- 200 g quinoa em cru
- 145 g cebola
- 115 g cenoura
- 95 g beterraba
- 60 g flocos instantâneos de aveia
- 25 g mistura de salsa e coentros
- 2 c. sopa azeite
- 2 c. sopa sumo de limão
- 1 c. sopa pimentão doce
- 1 c. café sal marinho
Preparação
-
Coza a quinoa nos 450 ml de água a ferver entre 10 a 12 minutos, em lume médio. Depois de cozida, coloque num peneiro de trama fina e reserve.
-
Descasque e pique a cebola, e após lavar a cenoura e a beterraba, rale-as.
-
Aqueça um wok, adicione 1 c. de sopa de azeite e o pimentão doce. Coloque a cebola, a cenoura e a beterraba, envolva e de seguida adicione a quinoa. Envolva novamente.
-
Retire do lume, adicione a aveia e tempere com as ervas aromáticas picadas e o sumo de limão. Envolva o preparado todo e deixe arrefecer um pouco.
-
Pré aqueça o forno a 180 graus e prepare um tabuleiro com papel vegetal, pincelado com o restante azeite.
-
Comece por moldar os "burgers": retire pequenas porções para moldar em aros de molde redondos de 8 cm de diâmetro, pressionando um pouco e depois retire o molde com cuidado. Ou forme pequenas bolas com as mãos, e depois amasse ligeiramente e alise as bordas dos "burgers".
-
Leve ao forno, no tabuleiro, durante 10 a 15 minutos, a meio do tempo vire os "burgers", com uma espátula, para ficarem uniformes.
Dica do chef:
Pode servir os burgers em pão integral, enriquecendo com tomate e abacate laminados, cebola caramelizada e rúcula. Ou como prato principal, com batata doce no forno e legumes.
Dica do nutricionista
A beterraba é conhecida pela sua cor intensa e sabor característico. Para além disso, é uma boa fonte vegetal de proteína, hidratos de carbono, fibras e micronutrientes. Como vitamina C, ácido fólico e potássio.
Vários estudos têm estudado o seu efeito na prevenção de doenças como inflamação crónica, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, cancro, aterosclerose, diabetes tipo 2 e demências.