Barras crumble de frutos vermelhos

Ingredientes
- 3 chávenas aveia
- 2 chávenas e 1/2 frutos vermelhos frescos ou congelados
- 1 limão
- 1/2 chávena cajus
- 1/2 chávena óleo de coco
- 1/4 chávena geleia de arroz
- 1 c. sopa farinha de tapioca ou maizena
- 1 c. chá extrato de baunilha
- 1 c. chá fermento
- uma pitada sal
- uma pitada canela
Preparação
-
Preaqueça o forno a 180ºC e forre uma travessa com papel vegetal.
-
Comece por colocar os frutos vermelhos numa caçarola, adicione o limão e a baunilha e deixe aquecer, reduza o lume e adicione a tapioca, misture bem até desfazer os grumos (se necessário peneire a tapioca para evitar formação de grumos). Mexa bem, em lume brando, até engrossar. Reserve.
-
Triture 2 chávenas e meia da aveia e os cajus num processador de comida, até ficarem com uma textura de farinha.
-
Coloque a mistura numa taça e adicione a restante aveia. Adicione o fermento, a canela, o sal e misture bem.
-
Junte o óleo de coco e o mel e misture tudo com as mãos.
-
Coloque cerca de dois terços desta massa na travessa de ir ao forno e pressione bem espalhando-a de forma a cobrir a travessa toda.
-
Deite a mistura de frutos vermelhos feita no passo 2 e espalhe bem. Termine com a restante 1/3 da massa que reservou. Leve ao forno cerca de 25/30 minutos ou até a mistura de frutos vermelhos começar a borbulhar. Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
-
Corte em barras. Guarde no frigorífico até 1 semana ou congele até 1 mês.
Dica do chefe:
Estas barras também podem ser consumidas quentes.
Dica do nutricionista
Os lanches são, muitas vezes, um desafio na nossa alimentação: ou porque não sabemos o que comer, ou porque nem sempre temos tempo para parar a meio da manhã e a meio da tarde para comer. Para garantir que não “salta” estas refeições que, entre outras coisas, garantem a saciedade e os níveis estáveis de açúcar no sangue, entre as refeições principais, a organização e planeamento são imprescindíveis.
Defina de véspera quais vão ser os seus lanches no dia seguinte e prepare tudo para que, quando chegar a hora de comer, não tenha desculpas para fazer as escolhas erradas. Estas barras são um exemplo de algo prático, saboroso e saudável para os seus lanches. Com fruta e hidratos de carbono, basta juntar-lhe um laticínio (por exemplo, um iogurte) e tem um lanche completo.