Partir à aventura e viajar de carro com o seu cão pode ser fantástico. Mas é preciso ter alguns cuidados, para garantir que tudo corre pelo melhor.
Veja as nossas dicas para tornar a sua viagem repleta de memórias felizes!
Dê-lhe espaço
Não encha o carro de bagagem de modo a que o seu cão tenha de ficar apertado em toda a viagem. Quanto mais espaço pensado para ele, melhor o seu cão se irá comportar.
Use recompensas positivas
No início da viagem, quando o cão entrar para o carro, dê-lhe uma guloseima. Desta forma, o cão irá perceber que entrar no carro é algo bom para ele. O mesmo quando pararem na bomba de gasolina e o cão for fazer as suas necessidades. Quando regressar e entrar bem no carro, dê-lhe outra guloseima. Ao longo da viagem se, por exemplo, estiverem a almoçar e o cão ficar sossegado, recebe uma guloseima. Com o tempo, o cão acaba por adotar o comportamento desejado, tenha ou não uma guloseima.
Ofereça água em todas as paragens
A água é essencial ao bem estar do cão e, por isso, deve ser sempre oferecida. Para garantir que não se esquece, tenha uma tigela pequena disponível e ofereça ao cão em todas as paragens.
Deixe o cão ir à wc com frequência
Mesmo que esteja com pressa, deixe o cão fazer as suas necessidades, sempre que para.
Tenha brinquedos
Se o seu cão gosta de brincar ao “apanha a bola”, há uma forma fácil dele brincar em pouco tempo. Um brinquedo que lança bolas permite lançar a bola mais longe. Desta forma, o cão dispende mais energia enquanto brinca! Escolha brinquedos que durem, para que não fiquem logo estragados ao fim de um dia de viagem.
Procure parques para cães
Quando chega a um sítio novo, uma boa forma de libertar a energia do seu cão, de forma segura, é ir a um parque para cães. Procure online os que existem na zona em que se encontra.
Aceite a sujidade
Os cães sujam-se. Nada a fazer em relação a isso! Aliás, quanto mais se sujam, mais se estarão a divertir. Aceite isso, sem se zangar com o seu cão. Pode ter capas para proteção dos assentos e um aspirador portátil. Pode ainda aproveitar as paragens nas bombas de gasolina para o limpar. E ter uma toalha de secagem rápida para quando se molham.
Informe-se das condições do seu destino
Antes de partir, verifique as condições para cães dos locais onde vai passar. Por exemplo, em muitos parques naturais não é permitido entrar com animais e, noutros locais, é preciso andarem sempre com trela. Se quer mesmo ir a um sítio onde não aceitam a entrada de cães, pode procurar um sítio especializado onde o deixar, por um dia ou umas horas.
Dentro do carro, nunca!
Principalmente em dias quentes, nunca deixe o seu cão dentro do carro. A temperatura sobe muito e o cão poderá entrar em choque e morrer.
Apanhe sempre as necessidades
Isto aplica-se sempre. No entanto, em viagem pode ficar esquecido. Tenha sempre saquinhos para apanhar as necessidades do seu cão e faça-o sempre.
Esteja atento a outros animais
Em alguns locais, poderão existir animais selvagens que podem constituir uma ameaça ao seu cão. Mantenha-o com trela e esteja atento às recomendações no local.
Finalmente, mas não menos importante!
- use sempre cinto de segurança ou transportadora adequada, por questões de segurança
- ofereça apenas um pouco de alimento antes da viagem, para limitar o enjoo do transporte
- pode utilizar feromonas de apaziguamento, para diminuir o stress da viagem e promover viagens mais tranquilas