A marcação territorial dos gatos ou spraying é um comportamento diferente da utilização de outro local, que não a caixa de areia, para urinar. Neste caso pode simplesmente significar que não nos agrada muito utilizá-la. Se a caixa de areia estiver suja ou se estiver muito próxima da área de alimentação ou de onde dormimos, podemos recusar-nos a utilizá-la.
Os gatos são, por regra, bastante meticulosos nos hábitos de higiene. Por esta razão, o dono pode ficar frustrado quando urinam fora da caixa. No entanto, a marcação territorial por urina é um dos problemas comportamentais mais frequentes nos gatos e aprender a distingui-lo de outras situações que podem conduzir à eliminação inadequada.
Alguns problemas de saúde contribuem para que façam as necessidades no lugar errado
Casos como:
- infeção urinária
- cistite intersticial felina
- cálculos urinários
- outras patologias que provoquem desconforto e dor
Nessas circunstâncias, o nosso comportamento inadequado é uma manifestação de que não nos sentimos bem. E será necessário serem vistos pelo médico veterinário.
Os gatos usam, quer a urina quer as fezes, para marcarem o seu território. Desta forma informam os outros gatos sobre si próprios. Mas é também uma forma de se manterem rodeados pelo próprio odor, que lhes é familiar. O spraying dentro de casa ocorre, na maioria dos casos, por ansiedade ou inadaptação ao ambiente.
Note-se que marcação territorial ou spraying é um comportamento normal em animais não esterilizados, tanto machos como fêmeas. No entanto, é mais comum em machos. A castração antes da puberdade pode diminuir a incidência deste comportamento. Uma vez que diminui os estímulos hormonais que causam alguns comportamentos indesejáveis.
Durante o spraying, o gato ou gata não adota a típica posição de agachamento. Com a parte traseira virada para o objeto, levanta a cauda na vertical e liberta apenas algumas gotas de urina, em jacto. Normalmente, os locais preferidos são superfícies verticais, como as ombreiras das portas. Pode também acontecer na mobília ou cortinados, assim como em objetos novos em casa.
O castigo não resolve o problema, porque não vão perceber porque é que o dono está chateado. É muito provável que o spraying tenha sido provocado por medo ou insegurança. Daí que o castigo vá apenas agravar a situação. Para se ver livre do cheiro, o dono deve limpar a área com um pano e utilizar neutralizadores de odores biológicos.
O ideal é descobrir porque é que têm este comportamento. Há então uma grande hipótese de o conseguir eliminar. Um gato rival pode ter entrado em casa ou haver até um novo bebé. O médico veterinário pode sugerir medicamentos ou produtos veterinários que reduzam a ansiedade. De qualquer forma, é imprescindível descobrir a razão para uma solução de longo prazo.