Alguns dos sinais que evidenciam a seborreia em gatos, diagnosticada nos tipos de pele seca, oleosa ou mista, são:
- descamação
- ressecamento da pele
- excesso de oleosidade
- prurido
- pelagem opaca e sem brilho
Seborreia oleosa
Caracterizada pelo excesso de produção de secreção sebácea na pele e nas glândulas ceruminosas nos ouvidos. A gordura produzida pelas glândulas sebáceas, desde que na produção adequada, é essencial para a saúde. Esta atua na humidade da pele, dos pelos e na manutenção da barreira epidérmica. Mas quando a produção está desregulada, sofre com os problemas dermatológicos. Estes devem ser tratados à risca pelos donos, com o acompanhamento do médico veterinário.
Seborreia seca
A disqueratose, ou seborreia seca, representa casos de ressecamento cutâneo. Muitas vezes com presença de descamação, as populares caspas. Já a seborreia mista é a mistura de todos os sinais citados acima. Além dos problemas visíveis na pele, a doença pode tomar grandes proporções. Desta forma, pode tornar-se responsável pelo surgimento de outras complicações, como quadros de otopatias, causados pelo excesso de secreção ceruminosa das orelhas. Além de todos esses problemas, pode ocorrer odor fétido e rançoso.
Pode dar banhos com champôs ou aplicar produtos antisseboreicos específicos. Deste modo irá remover o excesso de oleosidade, controlar a produção sebácea e reduzir a descamação.