Os felinos marcam o seu território de várias formas como, por exemplo:
- urinar fora da caixa
- arranhar
- esfregar o focinho
Estes comportamentos são comuns em todos os gatos mas podem tornar-se mais frequentes e intensos se o gato estiver mais ansioso, ou inseguro, em relação ao espaço que habita.
A ansiedade pode ser originada por diversos fatores, nomeadamente:
- mudança de casa
- chegada de outro gato ou animal
- chegada de uma criança
- escassez de recursos numa casa com mais de que um gato (ex: número de caixotes de areia disponíveis, pontos de alimentação e repouso)
Antes de mais, é importante eliminar a hipótese de algum problema de saúde, consultando um médico veterinário.
Se o gato urinar verticalmente, e deixar um odor intenso (a mancha é vertical numa parede, por exemplo), está mesmo a marcar o território.
Este comportamento de marcação pode ser facilmente confundido com outras causas que levam a um gato a urinar fora do caixote, como as doenças do tracto urinário felino ou a aversão ao areão. Deverá começar por verificar se a caixa de areia está bem limpa e se estão disponíveis caixotes em número suficiente. Tente mudar a caixa de local, para que ele se sinta tentado a usá-la no local onde marcou o território. Nunca utilize lixívia para limpar as marcas de urina.
Se ele afiar as unhas sempre no mesmo sítio, confirme primeiro se o gato não precisa de cortar as unhas.
De seguida, coloque um arranhador nos seus locais preferidos. Pode utilizar produtos que atraem e ensinam o gato a arranhar no arranhador.
E quando o gato esfrega a face em locais e objetos? Podem ser esquinas de portas e paredes. Neste caso, está a usar as glândulas odoríferas que tem na zona das bochechas. Este comportamento é normal e é utilizado pelos gatos para marcar os locais (e até as pessoas) de que mais gosta e onde se sente mais confortável e seguro.