Erros mais comuns na Alimentação Natural Crua

AE PET erros alimentacao crua web | Auchan&Eu

A dieta crua para animais de estimação levanta muitas dúvidas e receios. No entanto, quando feita de forma equilibrada e adaptada às necessidades de cada animal é a forma mais saudável de nutrir um cão ou gato. Porém existem alguns erros que podem ocorrer.

Nem todos os animais se adaptam a uma dieta crua, pelo que insistir numa alimentação exclusivamente crua, nem sempre é a solução.

Optar por uma dieta cozinhada, pode ajudar em situações de sistemas digestivos mais sensíveis ou sistemas imunitários comprometidos. Utilizar uma única proteína, como frango por exemplo, a longo prazo vai criar carências nutricionais. Usar pelo menos 3 a 5 proteínas em rotação, vai criar a variedade nutricional que satisfaz grande parte das necessidades proteicas. Não esquecer as proteínas de ruminantes, que possuem nutrientes diferentes das aves.

Escolher apenas pescoços de aves como fonte de ossos carnudos, também não é o mais indicado.

Os pescoços são ricos em hormonas tiroideas e devem ser dados em quantidades moderadas. Diferentes partes das proteínas proporcionam densidade mineral diferente, assim como cartilagens e condro-protetores naturais.

Nunca ofereça ossos cozinhados. Os ossos cozinhados perdem colagénio e ficam frágeis, estilhaçando e tornando-se perigosos.

Ignorar vísceras, como órgãos secretores e excretores, onde se encontram grande parte de vitaminas e aminoácidos. Incluir sempre órgãos, ainda que em pequenas quantidades, como fígado, coração, rins, pulmão, testículos, mioleira, baço, etc, vai equilibrar o menu do seu cão ou gato.

A manipulação de carne e peixe crú deve obedecer às mesmas regras da segurança alimentar humana. Não só a nível de higiene, mas também da sua preservação e conservação, uma vez que são alimentos facilmente perecíveis. Nunca descongele peixe ou carne exposto ao ar. Descongele sempre estes ingredientes em ambiente refrigerado e fechado, para que não seja exposto a insetos/parasitas ou a temperaturas que degradem a sua qualidade. Evite usar os mesmos utensílios para cortar carne e peixe simultaneamente. Idealmente use uma tábua só para esse fim.

Quando oferecer o menu ao seu animal de estimação, evite horas de maior calor. Se o seu animal não comer no espaço de 20 minutos, retire e refrigere. Não deixe à disposição e exposto aos elementos.

Com estas indicações, não só estará a contribuir para um animal saudável, mas também para a sua segurança.

Conceição André
Especialista em Nutrição Animal