Sociáveis e brincalhões, reconhecem o dono após pouco tempo de convivência.
O dono deve sempre mostrar-se calmo quando manusear um hamster e deve fazê-lo frequentemente.
Mas antes de poder pegar neste animal, deve tentar ganhar a sua confiança. Começar por dar comida à mão é sempre um bom princípio.
- Família: Cricetinae
- Origem: Médio Oriente e Europa do Leste
- Altura média: 5-35 cm
- Expectativa de Vida: 3-5 anos
Temperamento
Os Hamsters são animais crepusculares, cujo grau de atividade é maior durante o nascer e o pôr-do-sol. São animais independentes, mas que reconhecem o dono após pouco tempo de convivência, especialmente se forem manuseados regularmente. Alguns hamsters são conhecidos por morder os donos. No entanto, geralmente estes animais só atacam quando se sentem assustados.
Cuidados a ter
No mercado facilmente se encontram rações preparadas para um correto equilíbrio calórico e vitamínico. Se comerem alguma fruta ou vegetais também é saudável. As verduras não devem ser cultivadas com recurso a pesticidas ou herbicidas, uma vez que estes produtos são tóxicos para estes pequenos animais. Deve ser prestada especial atenção a estes alimentos, pois os Hamsters geralmente têm o hábito de formar provisões de comida em cantos escondidos das gaiolas. Os alimentos perecíveis devem ser logo comidos pelo hamster ou então retirados da gaiola.
Alojamento
A gaiola deve ter, no mínimo, 40 cm de comprimento x 30 cm de largura e 25 cm de altura. Deve ser colocada num local protegido do frio e do calor excessivos e das correntes de ar. Deve estar em ambientes sossegados, longe de outros animais de estimação. A gaiola deve ter espaço para dormir, alimentar-se e o seu fundo forrado com pequenos e finos pedaços de madeira (não resinosa). Deve estar equipada com rodas, argolas, tubos transparentes, escadas e pontes para que o Hamster se possa exercitar já que o exercício é fundamental.
Características inatas
Com temperamento sociável e brincalhão, eles são boas companhias para crianças, jovens e adultos. Perdem o carácter tímido e nervoso desde que a sua confiança seja ganha pelos donos.
Saúde
Nunca tenha muitos Hamsters numa mesma gaiola pois, para além do stress provocado, estes animais envolvem-se muitas vezes em quezílias e lutas.