Beleza e cuidados de higiene também fazem parte da vida dos nossos patudos! Mas será necessário ter fatiotas para sair à rua? A resposta é SIM! Nalguns casos pode ser útil para proteger o cão.
Veja quais são as situações em que esta situação se aplica:
Com temperaturas baixas, chuva e nos países em que no inverno neva, os cães de pelo curto podem sofrer muito com o frio e ficar até doentes. Cachorros e cães idosos, também. Os cães de pequeno porte também são mais sensíveis ao frio e podem constipar-se.
Para os passeios ou mesmo para os cães que permanecem fora de casa no inverno aconselha-se um agasalho. Os sinais de alerta são simples: tremer de frio, ou mesmo recusar ir à rua ou andar durante o passeio, é sinal de que o cão está a sofrer com o ambiente demasiado inóspito.
Para cães adultos de grande porte e com pelo longo é importante que sejam escovados diariamente para evitar a formação de nós. Também deve ter em consideração a reação do cão à roupa. Se ele ficar desconfortável e rejeitar, é melhor não forçar.
Para escolher a roupa adequada deve ter em consideração as seguintes características:
- Roupa confortável que não restrinja o movimento do cão (deve ter 2 a 3 dedos de folga) – de preferência sem mangas e que cubra a região lombar
- Tecidos naturais, orgânicos, de preferência sem pelo longo ou felpudo no forro e sem acessórios
- Materiais fáceis de lavar e secar (deve-se lavar pelo menos 1 vez por semana)
Se o cão passar os dias no exterior, e recusar o agasalho, lembre-se de colocar na cama uma boa manta. Os cães de grande porte ou de pelo longo não vão precisar de roupa, porque a sua fisionomia já os protege.