Oito cuidados a ter no transporte de gatos

É possível levar o seu gato quando vai de férias.

Porém, antes de se fazer à estrada, deve tomar alguns cuidados básicos. Estes são igualmente válidos em viagens de curta duração, como uma ida ao veterinário.

Oito cuidados a ter no transporte de gatos

  1. Adquirir uma caixa transportadora de gato, com dimensões adequadas ao tamanho do animal. Deixar o animal livre dentro de um carro pode levar a graves acidentes e, além disso, o gato vai ficar mais satisfeito e confortável na reclusão que o compartimento oferece. Mas é preciso ambientá-lo à caixa de transporte, para evitar que estranhe. Forre a caixa com um cobertor, coloque o gato lá dentro por breves períodos, durante vários dias, e vá prolongando o período de reclusão até que o gato pareça à vontade.
  2. Acostumar com o carro. Para isso, faça trajetos curtos, para que o gato fique habituado aos movimentos e ruídos do veículo. A caixa transportadora não deve estar inclinada, senão o passeio será bastante desconfortável.
  3. Evitar música alta dentro do veículo
  4. Planear com antecedência paragens para as necessidades do gato. Este também vai apreciar a oportunidade de esticar as pernas de vez em quando.
  5. Colocar algumas toalhas absorventes na base da caixa transportadora no caso de o gato sofrer algum acidente.
  6. Prender a caixa transportadora à bagagem ou a uma caixa de altura apropriada, com um cobertor entre ambas se a caixa balançar. Escolha um lugar à janela. Este lugar fornece uma visão do exterior e ajuda o pet a entender o movimento. Além disso, ele pode ficar fascinado com a viagem e tornar-se menos barulhento.
  7. Tomar cuidado com as áreas de circulação de ar, não as deixando cobertas.
  8. Não dar comida ou água antes de seguir. Assim, evita acidentes e uma bexiga cheia que é fonte de desconforto para o gato. Mas deve levar alguma água da torneira de casa, pois essa tem um gosto familiar, uma vez que os gatos são animais de hábitos. A confusão da viagem pode levar o gato a recusar-se a beber outra água, o que lhe é extremamente prejudicial, podendo causar desidratação.
PUB PUB