Se as mudanças de casa já nos deixam stressados, imagine como ficam os pets! Estes membros da família gostam especialmente de rotinas, pelo que uma mudança de casa pode ser uma montanha-russa de emoções. No entanto, com algum cuidado e planeamento, é possível minimizar o impacto na vida do seu animal de estimação!
Planeamento
A chave para minimizar o stress provocado por esta mudança é o planeamento.
- Atualize as informações de identificação do pet: certifique-se de que a morada do microchip, registo e/ou chapa de identificação está atualizada, para que, em caso de fuga, o pet seja mais facilmente localizado.
- Encontre um novo veterinário: principalmente nos casos de mudança de zona, deve encontrar um médico veterinário que seja próximo do seu novo local de residência. Antes da mudança, marque uma consulta para se conhecerem e certifique-se de que o novo veterinário está ciente do historial médico. Aproveite para pedir algumas recomendações para que a mudança ocorra da forma mais tranquila possível.
- Mantenha a rotina habitual: sendo animais de hábitos, os pets podem sofrer bastante com as alterações de espaço, processo de embalagem, etc, pelo que deve tentar manter a rotina o mais estável possível, como os horários e frequência de alimentação e passeios e nível de atenção. Esta consistência e estabilidade ajudará a acalmar o seu pet e manter o sentimento de normalidade no meio das mudanças.
- Visite a nova casa: se for possível, leve o seu animal de estimação a visitar a nova casa previamente. Permita que explore e cheire livremente o espaço, para se começar a familiarizar ao espaço. Ofereça recompensas com base na técnica do reforço positivo, para que se crie uma relação entre esse sentimento e o novo espaço.
Durante a mudança
- Para evitar stress desnecessário, fugas ou acidentes, deve manter o seu pet num espaço seguro e longe da confusão da mudança. Evite dar-lhe acesso às áreas onde mais ocorrem
- Se possível, faça a viagem para a nova casa no carro com o seu pet. Veja aqui os cuidados que deve ter.
- Especialmente em grandes distâncias, tenha em atenção as necessidades do seu animal de estimação: faça pausas e mantenha a frequência e horário dos passeios e alimentação.
Depois da mudança
- A habituação ao espaço vai ser gradual, e devemos respeitar o ritmo de cada pet. É importante ser paciente.
- Mantenha as rotinas e hábitos que tinha anteriormente, promovendo uma sensação de estabilidade, segurança e confiança.
A mudança de casa pode ser desafiadora para os pets, mas nada que uma dose extra de amor, algum planeamento não resolvam e acompanhamento de um médico veterinário não resolvam!