Pode ser difícil detetar os primeiros sinais de envelhecimento num gato. No entanto, se o seu animal está no início dos seus anos dourados, mantenha-se atento às alterações físicas e comportamentais. Estas podem passar despercebidas.
Normalmente, os gatos são considerados oficialmente idosos entre os 10 e os 12 anos
Esta é a idade média para a generalidade dos felinos. O médico veterinário poderá orientá-lo melhor quanto à chegada da terceira idade no seu animal. Nesta nova fase, é importante que a família faça alguns ajustes para que o gato mantenha a sua saúde e bem-estar.
Grooming
Este tem que ser mais frequente, já que a limpeza que os gatos fazem a si mesmos torna-se mais difícil
Exercício físico
Mesmo com a perda de faculdades em termos de mobilidade, os animais mais velhos precisam de exercícios moderados e consistentes. É importante incentivá-los a brincarem, para minimizar os riscos de perda de massa muscular. Esta ajuda a manter as articulações saudáveis e a reduzir o desenvolvimento da artrite. Há também o risco de obesidade, o que os torna mais propensos a diabetes.
Visitas ao veterinário
Observá-lo atentamente em casa e um check-up regular no médico veterinário são fundamentais. Aumente as visitas para duas a três vezes por ano se houver qualquer motivo para preocupação. Este pode ser, por exemplo, beber mais água ou perdeu interesse nalguma atividade. Qualquer alteração no comportamento pode indicar um potencial problema de saúde.
Dieta alimentar
Hoje em dia, já existem muitas e distintas dietas geriátricas. As dietas para animais seniores oferecem comida com maior digestibilidade, menor teor de gordura e fósforo, além de proteína em quantidade moderada para não sobrecarregar os rins. Nem todos os animais idosos têm o mesmo nível de atividade, por isso certifique-se de que a contagem de calorias é apropriada para o seu gato. Fale com o veterinário para decidir quais os alimentos adequados e se ele precisa de alguma dieta específica.