Os cães adoram brincar, qualquer que seja a idade. E se, por um lado, isso é divertido, por outro, obriga a alguns cuidados. Principalmente porque, muitas vezes, a brincadeira é feita a roer objetos ou mesmo a engolir. Pode parecer incrível, mas os cães podem comer objetos muito estranhos! E, claro, nem todos os objetos serão inofensivos para eles.
O maior problema de comerem este tipo de objetos é a obstrução intestinal.
Assim, de uma maneira geral, todos os objetos que não se desfaçam no estômago podem causar obstrução intestinal.
Como prevenir que comam objetos estranhos?
A melhor forma de prevenir é não terem acesso a eles. Por isso, tudo o que possa ser ingerido, deve estar fora do acesso do cão.
Isto é especialmente importante se há crianças em casa, pois têm muitos brinquedos com peças pequenas, que podem ser uma tentação para os cães.
Se o apanhar em flagrante delito, corrija-o alto e firmemente. E se ele deixar cair o objeto, recompense-o de imediato com uma guloseima. Desta forma, irá estar a incentivar o não pegar neste tipo de objetos e a prevenir situações futuras.
Porque comem os cães objetos estranhos?
Os cães são naturalmente curiosos. E a sua curiosidade pode levá-los a ingerir objetos como:
- papel higiénico
- pedras
- sapatos
- paus
- roupa
- lixo
- copos de plástico
No limite, este comportamento de comer objetos sem valor nutricional pode traduzir-se numa compulsão. Designada por síndrome de pica ou picacismo, é relativamente comum em cachorros e em algumas raças, como os labradores.
Em cachorros é um comportamento normal e faz perto da exploração sensorial ligada ao crescimento. À medida que crescem, tende a desaparecer. No entanto, alguns cães mantêm o comportamento, até por questões genéticas.
Finalmente, também podem comer por se sentirem sozinhos ou aborrecidos.
Como saber se o cão comeu um objeto estranho?
Nem sempre damos por falta de algum objeto, pelo que podemos não perceber que o cão comeu algo que não devia. Por isso, se notar algum dos seguintes sintomas, leve-o ao veterinário:
- Perda de apetite
- Mudança de comportamento
- Vómitos
- Alterações intestinais (diarreia ou obstipação)
- Letargia
- Abdómen dorido
Com alguns cães, vai ser difícil prevenir todas as oportunidades para comerem objetos. Mas com alguns cuidados, e se estiver atento, pode pelo menos minimizar o risco!