A alimentação natural está praticamente associada a dieta cozinhada, talvez por aproximação ao que as nossas famílias comem no seu dia a dia. O mais comum e recomendado é o frango com arroz, quando há necessidade duma dieta mais neutra e de fácil digestão, em situações de doença ou convalescença.
Mas a dieta cozinhada pode ser, e é, muito mais que isso.
Uma dieta formulada de forma balanceada e equilibrada pode perfeitamente ser a dieta fisiológica do seu cão ou gato.
Existem dietas veterinárias, desenvolvidas com base em medicinas milenares e ancestrais, como a medicina tradicional chinesa ou a ayurvedica. Nestes casos, são dietoterapias funcionais e personalizadas para patologias específicas ou simplesmente para otimizar a condição física do animal. Têm por base alguns mandamentos na elaboração das refeições como, por exemplo, alimentos específicos para nutrir e equilibrar determinados órgãos, associado a forças da natureza, ao tipo de metabolismo e ao ciclo de vida do indivíduo.
Associada à dieta, está muitas vezes a fitoterapia, que inclui extratos de plantas, raízes e árvores para reequilibrar o organismo.
Na alimentação natural cozinhada, o cozimento dos alimentos acarreta algumas precauções e procedimentos adicionais.
Com a perda de nutrientes pela cocção, torna-se necessário complementar o alimento oferecido, quer por adição de minerais, (especialmente cálcio), como vitaminas.
É muito importante ter a noção que ossos cozidos nunca devem ser oferecidos. O cozimento do osso retira colagénio, ficando mais frágil, fácil de fragmentar e estilhaçar, pelo que se torna perigoso para o trato gastrointestinal.
Como conseguir uma dieta natural equilibrada:

Os óleos de peixe, fontes de ómega 3, também devem constar da lista dos suplementos, pois são importantes ao metabolismo e na saúde geral dos nossos animais de companhia

Probióticos e prebióticos deverão ser dados com regularidade para um sistema intestinal equilibrado e para promoção de uma melhor digestão.

Uma dieta cozinhada equilibrada deve ter proteínas animais, como carne, peixe e ovos, vegetais e algumas frutas, nomeadamente os frutos vermelhos pelo seu teor antioxidante.

Ervas como salsa, hortelã, tomilho e outras poderão dar um contributo na digestão e a melhorar o sistema imunitário.

Sementes como cânhamo, abóbora, cominhos pretos são ótimos complementos para equilibrar vitaminas e minerais, assim como desparasitantes naturais.
Cada animal é um animal diferente, pelo que nem todos gostam das mesmas coisas. A escolha de alimentos, que vá de encontro aos seus gostos, torna a refeição deliciosa e agradável.
A variedade dos alimentos também é importante.
Enquanto que a ração, ao fim de algum tempo, pode tornar-se aborrecida e monótona, refeições variadas, com cheiros e texturas diferentes, são sem dúvida, um estímulo de curiosidade diária.
A alimentação natural cozinhada, quando bem elaborada, é uma ótima ferramenta para oferecer saúde aos animais de estimação, pelo que deverá ser bem planeada, conjuntamente com o veterinário assistente e adaptada a cada animal.
Vantagens da dieta cozinhada:
- Melhor digestibilidade, com maior absorção de nutrientes.
- Menor carga glicémica, com menor esforço do pâncreas e do fígado.
- Menor probabilidade de obesidade, problemas endócrinos e diabetes.
- Melhor funcionamento do sistema digestivo e gastrointestinal.
- Menor flatulência, fezes menores, moldadas e com menor odor.
- Menor desidratação, proteção dos rins e sistema renal.
- Pêlo mais macio e brilhante.
- Melhoria da saúde periodontal.
- Animal mais robusto, com melhor sistema imunitário.
- Maior probabilidade de longevidade.
Desvantagens da dieta cozinhada:
- Escolha de receitas corretas e biologicamente adaptadas.
- Suplementação pela perda de nutrientes no cozimento.
- Custo associado a alimentos de maior qualidade e maior variedade.
- Nem todos os veterinários estão familiarizados com dietas mais naturais.
- Maior apetite.
- Exige organização e disciplina na preparação e planeamento das refeições.
- Cozinhar.
- Espaço para armazenamento no frigorífico/ congelador.
- Não é tão cómodo como abrir a embalagem da ração e servir.
Conceição André
Especialista em Nutrição Animal