Proteção solar: tudo o que precisa de saber

AE proteção solar web | Auchan&Eu

O uso do protetor solar é essencial para manter a sua pele bonita, saudável e morena, não só durante o verão, mas também em todas as épocas do ano. No entanto, causa muitas incertezas: basta aplicar uma vez por dia? Posso usar o mesmo protetor no rosto que uso no corpo? Que quantidade devo aplicar? Veja todas as suas dúvidas esclarecidas.

Independentemente da tonalidade da sua pele, deve aplicar sempre proteção na exposição solar.

Seja em spray, creme ou óleo, é indispensável o uso de protetor solar para defender a sua pele das radiações ultravioleta e evitar apanhar um “grande escaldão”. Desde sempre que nos é indicado que devemos colocar protetor solar quando vamos à praia. No entanto, devemos fazê-lo sempre que estamos expostos à radiação solar, seja qual for o mês do ano, porque o sol atinge a pele tanto no verão como no inverno, apesar de os raios serem mais intensos na época quente.

Quanto tempo dura o protetor solar?

O período de eficácia do seu protetor solar depende da sua pele e do nível de Fator de Proteção Solar (FPS). Cada tipo de pele tem um período de tempo diferente até “queimar ao sol”. Um FPS mais alto aumenta a quantidade de tempo que pode ficar exposta ao sol e protegida. Por exemplo, um protetor solar com FPS de 30 significa que pode ficar exposta ao sol 30 vezes mais tempo sem se queimar do que poderia se não usasse protetor solar.

No entanto, independentemente do fator solar que usar, reaplicar regularmente é fundamental, pois todos os protetores solares vão desaparecendo ao longo do dia. A transpiração, a água (mesmo nos que são à prova de água) e o facto de se secar com a tolha fazem com que o protetor vá perdendo a eficácia1 .

A regra dos três dedos, das colheres de chá e da vaporização.

Adoramos estar ao sol na praia, na piscina ou na esplanada e sabemos que temos que ter cuidado com a exposição solar. Garanta que está a dar à sua pele a melhor proteção possível, ao colocar a quantidade certa de protetor solar.

O ideal é colocar o creme em três dedos da mão (indicador, dedo do meio e anelar) e espalhar por todo o rosto. Com esta quantidade estará a colocar a quantidade certa e a evitar o desperdício.

Há também quem use o truque da colher de chá: uma colher de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça; uma colher para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás; uma colher para cada braço; uma para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás2 .

Como estes truques só são aplicáveis para cremes, também existe uma quantidade certa para o protetor em spray. Para crianças dos 3 aos 5 anos, a quantidade certa é de 5 a 6 vaporizações pelo corpo; dos 6 aos 10 anos, 7 a 10 vaporizações; para crianças mais velhas e adultos, 15 vaporizações de spray3 .

Diferenças entre protetores solares faciais e corporais

Apesar de ser um hábito bastante frequente o de se utilizar um único protetor solar para rosto e corpo, o aconselhado é que se use um para lábios, outro para a face e outro para o corpo. Isto porque as caraterísticas da nossa pele nestas áreas são muito diferentes. A pele do seu rosto é mais fina e delicada do que a pele do resto do corpo. A razão para isso é que a camada de gordura sob a pele do rosto não é tão espessa. Isso significa que a pele do rosto pode ser mais sensível.

Assim, o ideal é utilizar produtos que respondam às necessidades de cada área do corpo. Tanto o de rosto como o de corpo hidratam a pele e proporcionam os cuidados necessários, mas servem diferentes propósitos quando se trata de proteção solar.

Devemos aplicar protetor solar em todas as áreas expostas à radiação solar em todos os meses do ano, porque o sol atinge a pele tanto no verão como no inverno.

Mesmo quando estamos a falar de rosto, os lábios merecem uma proteção especial contra os raios UVA/UVB. Desfrute de momentos ao sol com os lábios suaves e protegidos, certificando-se de que também volta a aplicar o batom protetor com frequência, especialmente depois de comer ou nadar.

After-sun: vale mesmo a pena usar?

Claro! Porque depois do sol a pele precisa de se hidratar para acelerar o processo de reparação. Sempre que se expõe ao sol está a danificar as células da sua pele. O que um after-sun vai fazer é enriquecer a sua pele com ingredientes nutritivos específicos, que vão atuar na desidratação. Usar um after-sun é uma parte essencial da rotina solar diária, já que este vai repor a humidade perdida após a exposição solar e banhos constantes, hidratar e ajudar na regeneração celular. Como plus, também ajuda a manter o bronzeado.

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista “A Minha Saúde e Bem Estar” da Auchan, edição nº83, 2022

Referências bibliográficas:
  1. Nivea. Quanto tempo dura o efeito do protetor solar? Acedido em 16.03.2022.
  2. BIODERMA. Aplicar a quantidade certa de protetor solar para obter a maior proteção. Acedido em 16.03.2022.
  3. Nivea. Aplicar corretamente o protetor solar. Acedido em 16.03.2022
[instagram-feed]