Dicas para motivar as crianças no regresso às aulas

AE rr recrianca web | Auchan&Eu

Com o regresso às aulas mesmo à porta, um dos desafios que pode surgir é motivar o seu filho a recomeçar o novo ano letivo.
Existem algumas dicas que pode seguir antes deste recomeço, e que podem preparar e incentivar as crianças a um regresso à escola feliz.

Visitar a escola

Se for uma escola nova, ou até mesmo a antiga, é importante que leve a criança numa visita para que conheça os cantos à casa onde vai passar a maior parte do seu tempo no próximo ano letivo. Mesmo que a escola não tenha mudado, a sala onde terá aulas provavelmente será outra.

Escolher o material escolar

Um dos maiores impulsionadores de motivação das crianças no regresso às aulas é, normalmente, a compra do material escolar. Por isso deixe-o escolher as suas próprias coisas, dentro do orçamento que estabeleceu.

Espaço de estudo

Juntamente com o seu filho, crie um espaço de estudo, de preferência um local bem iluminado, confortável e organizado.

Personalize um calendário letivo

Construam um cronograma com as crianças de como organizar o dia, incluindo estudo, brincadeira, tarefas e tempo em família. Isto vai ajudá-los a sentirem-se mais organizados.

Valorize as pequenas conquistas

Reserve todos os dias um tempo para ouvir o que o seu filho aprendeu e saber como foi o seu dia. E valorize todas as pequenas conquistas e novas aprendizagens.