Fazer uma sementeira em casa pode parecer difícil, mas não é.
Pode utilizar canteiros mais tradicionais, caixas de ovos, bandejas, garrafas, entre outras para ter a sua sementeira caseira.
Em primeiro lugar, deverá selecionar quais as sementes que vai utilizar no seu projeto e verificar qual a altura do ano mais aconselhável às sementes que pretende plantar. O almanaque Borda d’Água pode ser uma boa referência para saber quais as datas mais
Sementes no frigorífico
Antes de proceder à sementeira, é aconselhável replicar aquilo que acontece na natureza. Assim, e em primeiro lugar, deveremos colocar as sementes no frigorifico (pelo menos durante uma semana) para produzir um choque térmico. Seguidamente, devemos colocá-las em imersão (24/48 horas) para incharem.
Substrato e luz
Seguidamente, deverá escolher o solo (substrato) adequado à sua sementeira que deverá ser rico em nutrientes.
As sementes devem ser colocadas a alguma profundidade (normalmente 2 a 3 vezes a dimensão da semente), mas que possibilitem que as sementes encontrem a luz no decorrer da germinação. É importante assinalar que as sementes não deverão ser colocadas muito próximas umas das outras para que floresçam adequadamente.
Rega
Em seguida, deverão ser tapadas com o solo escolhido e regadas (com um pulverizador ou chuveiro com orifícios reduzidos), certificando-nos que o solo se encontra húmido até ao aparecimento das primeiras folhas. Lembre-se que a rega em excesso poderá contribuir para o apodrecimento das sementes.
Já nasceu!
Por último, a sua sementeira deverá ser colocada num local com boa exposição solar (com temperaturas inferiores a 32º). Quando as primeiras folhas aparecem é importante adicionar algum tipo de fertilizante à sua sementeira para a fortalecer.