Cuidar do peito pós-parto

AE bebe cuidar peito web | Auchan&Eu

Amamentar é um ato natural mas requer tempo, dedicação, paciência e alguma aprendizagem. Tanto da parte da mãe como do bebé.

Postura correta

Tudo começa com a postura necessária para amamentar. Quando nasce o primeiro bebé tudo é novidade! Até a postura. Isto acontece porque na vida diária não se mantêm posturas semelhantes, antes de ter um bebé nos braços. As posturas mantidas, no dia-a-dia, também requerem um trabalho muscular. E este pode causar dores, até que o corpo se adapte.

Existem muitas opções de almofadas de amamentação que ajudam a ter uma postura correta e aliviam o peso do bebé. Alongar antes e depois de dar de mamar e respirar fundo também pode ajudar. Veja mais detalhes neste artigo da fisioterapeuta Teresa Fernandes.

Se conseguir descontrair, a experiência de dar de mamar vai correr bem e tem apenas de ter alguns cuidados adicionais.

Hidratação é preciso!

Durante a amamentação, a necessidade de ingerir água aumenta consideravelmente. O habitual aumento da sede durante esse período, comprova-o.
Beber muita água não dilui nem enfraquece o leite materno. Antes pelo contrário. É precisamente para que a sua produção seja adequada que as necessidades nesta fase são superiores.

Um bebé em fase de amamentação pode beber até cerca de 750 ml a 800 ml de leite por dia, entre o 1º e o 6º mês de idade. Todos os pormenores no artigo da nossa nutricionista Vera Fernandes.

Proteger a pele

Cremes reparadores e protetores dos mamilos são essenciais, antes e depois de cada mamada. Pode até começar a colocar os cremes antes do bebé nascer para que a pele ganhe mais proteção. O esforço que vai ser exigido ao mamilo pode originar gretas bastante dolorosas e a prevenção é o ideal.

Consulte o pediatra, para confirmar a escolha do protetor de mamilos, já que existem alguns cremes que nem têm de ser retirados quando o bebé vai mamar. Para quem se consegue adaptar também existem mamilos de silicone que protegem a pele.

Bombas de tirar leite

Se tiver facilidade em amamentar, pode tentar tirar o leite com uma bomba. Não só ganha tempo na regeneração da pele da mama, como ganha liberdade já que qualquer pessoa pode dar o biberão ao bebé. Tenha, neste caso, os devidos cuidados na conservação do leite materno.

Usar sutiãs e discos de amamentação

Experimente e volte a experimentar os sutiãs que for preciso antes de comprar e quando se sentir confortável (costas com suporte, alças que não vincam e posição correta da mama) compre pelo menos dois para poder alternar a lavagem. Evite usar detergentes muitos fortes na lavagem para não afetar a pele da mama.

Use discos de amamentação para proteger eventuais percas de leite. Vai ver que é uma aposta ganha, porque o conforto e a posição da mama vão ajudar no processo de amamentação. Pode usar dia e noite.