Como escolher a água para o bebé?

AE bebe 0005 água bebe 362553810 | Auchan&Eu

O aleitamento materno (ou o leite de fórmula) é o alimento essencial do bebé pelo menos até aos seis meses de idade. A Organização Mundial de saúde recomenda a amamentação em exclusivo até essa idade, sempre que possível.

  • Quando se deve dar água ao bebé?

Vivendo num país quente e com períodos do ano com ondas de calor intensas, é natural questionar se não se deveria complementar o leite materno (ou de fórmula) com água, para assegurar a hidratação do bebé. No entanto, existem algumas situações, para além o calor excessivo, que podem implicar alguma desidratação: estados febris, vómitos, etc. O ideal é pedir conselho ao pediatra.

  • Água da torneira ou água engarrafada?

Se o bebé precisar mesmo de uma hidratação complementar, então a água é a bebida indicada.

Em Portugal a água da rede pública é habitualmente de qualidade e representa uma opção segura. Mas se estiver num local em que por alguma razão não confia na qualidade da água, então poderá optar pela água engarrafada. Nestes dois casos não será necessário ferver a água previamente.

  • Como escolher a água engarrafada?

Por princípio devem ser evitadas águas com muitos sais minerais. Mas o ideal é pedir uma sugestão ao pediatra do bebé. Se o pediatra prescrever a necessidade de ingestão complementar da água antes dos seis meses, então poderá optar por ferver a água previamente. Mas o mais comum será optar por uma água mineral natural (com mineralização ligeira inferior a 50 mg/L de resíduo seco).

O bebé vai beber de forma natural a quantidade de água suficiente para matar a sede.

Pode ir propondo com frequência, mas sem forçar. Para este efeito, use um biberão com uma tetina estreita para o volume não ser muito grande de cada vez.